Terça-feira, 1 de setembro de 2009 - 11h54
Em discurso na cerimônia de abertura do seminário “As Perceptivas e Desafios da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia”, na tarde de ontem (31), em Porto Velho, a senadora Fátima Cleide disse que a Capital vive um momento muito bom em razão dos investimentos do PAC. Porém, por falta de mão-de-obra qualificada, os trabalhadores de Rondônia são mal remunerados se comparados com os salários pagos em outros Estados.
Para a senadora, esta situação pode ser modificada através da prioridade para a implantação e fortalecimento da educação tecnológica e profissional em Rondônia. “Se não corrermos atrás do prejuízo agora, os recursos gerados com a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira não ficarão aqui, vão passar diante de nossos olhos para outros Estados”, alertou Fátima.
Fátima disse que em 100 anos de educação tecnológica no Brasil, o avanço está sendo dado nos últimos sete anos, no governo Lula. “Mesmo assim, ainda é muito aquém da necessidade da população”, destacou.
Ela explicou que o investimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, assim como em outros Estados, está sendo possível porque o presidente Lula apoiou o Plano de Expansão das Escolas Técnicas em 2004. “O governo FHC suspendeu investimentos para o setor, o que levou à privatização e sucateamento das unidades de educação tecnológica e profissional”.
De acordo com a senadora, o plano de expansão possibilitou que a educação tecnológica fosse garantida não apenas por uma escola, como já funcionava em Colorado do Oeste, mas por um Instituto Federal, composto pelos campus de Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Ji-Paraná, Colorado do Oeste e Cacoal. Existe ainda a possibilidade de criação de uma unidade em Guajará-Mirim.
Durante o evento, também foi lançado o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica no Estado, com o lema “Educação, Desenvolvimento e Inclusão”. O seminário foi realizado no Teatro Banzeiros e contou a participação do secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Moreira Pacheco, além de diversas autoridades, alunos e educadores de Rondônia.
Fonte: Mara Paraguassu
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes