Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FÁTIMA CLEIDE: Povo de Rondônia aguarda decisão sobre a compra de votos



Durante a Sessão Especial realizada no Senado nesta terça-feira (29), quando se comemorou os dez anos da lei que pune a compra de votos, a senadora Fátima Cleide alertou que o combate a essa prática no Brasil não tem sido fácil.

Em seu discurso, Fátima destacou que essa realidade vem mudando gradualmente, mas que a sociedade precisa participar intensamente dessa luta contra a corrupção eleitoral. “O combate a corrupção em suas mais diversas facetas requer uma luta ampla, intensa, incansável da qual não só os agentes políticos devem participar, sendo também prescindível a mobilização do conjunto da sociedade”, disse.

A Lei 9.840/99 que pune a compra de votos já cassou de 2000 a 2008 pelo menos 660 políticos entre prefeitos e vereadores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi a primeira lei de iniciativa popular aprovada pelo Congresso.

Por outro lado, a senadora chamou atenção pela grande dúvida que vive o estado de Rondônia com relação à eficácia da Lei Eleitoral, em função da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a apreciação do processo do governador. “O povo de Rondônia aguarda que o Supremo tenha olhos porque eu acredito que de todos os processos de governadores o mais grave e o mais consistente em termos de provas é o do governador do estado de Rondônia”, frisou Fátima.

Presente a Sessão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – entidades que fazem parte do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral – levaram outra proposta de iniciativa popular. O objetivo agora é proibir que candidatos com ficha suja possam ser candidatos.

O projeto, que reuniu mais de 1,3 milhões de assinaturas em vários estados brasileiros, foi entregue hoje de manhã ao presidente da Câmara, Michel Temer. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)