Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FÁTIMA CLEIDE: Conferência Nacional permite a sociedade dialogar com o governo


 
A senadora Fátima Cleide participou ontem à noite da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) realizada em Brasília. Cerca de três mil pessoas de todos os estados participaram do evento, que continua até domingo. O objetivo da Conferência é apontar novos rumos para a segurança no Brasil.

Durante as etapas municipais e estaduais, realizadas no início do ano, foi elaborado com a participação da sFÁTIMA CLEIDE: Conferência Nacional permite a sociedade dialogar com o governo - Gente de Opiniãoociedade um Caderno de Propostas que reúne 26 “princípios” e 364 “diretrizes” com as principais sugestões oferecidas nas pré-conferências. 

Na opinião do presidente Lula, que discursou na Conseg, segurança pública não deve ser atribuição exclusiva dos governos municipais, estaduais ou federal, mas sim de toda a sociedade. “A responsabilidade é de todos nós. Quando a gente conseguir estabelecer a lógica de que a responsabilidade é de todos, nós vamos conseguir levar mais segurança para as pessoas”, disse Lula.

A senadora Fátima Cleide destacou o aspecto democrático do governo Lula, que tem realizado várias Conferências. “É preciso dizer que o governo Lula é sem dúvida o mais democrático de todos. As Conferências reforçam essa tese. Agora mesmo estamos finalizando a primeira etapa da Conferência de Educação. Em abril do ano que vem, as propostas definidas nos estados e municípios serão levadas para a Conferência Nacional em Brasília. Esses debates regionais são muito importantes porque a sociedade pode dialogar com o governo e apresentar sugestões para que tenhamos uma sociedade mais justa. É fundamental mudar a política de segurança vigente, inclusive para permitir a inclusão de política de direitos humanos”, disse Fátima.

Já foram realizadas Conferências de Educação Básica, LGBT, da Mulher, da Juventude, de Meio Ambiente, de Cultura, Assistência Social, Direitos Humanos, Segurança Alimentar, de Saúde, entre outras. Ainda são esperadas as Conferências de Educação e de Comunicação.

Na Conseg, a senadora Fátima encontrou a Dona Marlene, coordenadora do grupo Raiz de Matriz Africana, e Micaela Cândida, do grupo LGBT de Rondônia, Arco Íris.

Seminário LGBT

Ainda ontem à noite, a senadora Fátima participou do Seminário Cidadania Viva: lesbianidade, família e sociedade, no Teatro da Caixa. Antes do seminário, passaram o filme A verdade sobre Jane, história baseada em fatos reais, de uma adolescente que sofre preconceitos na rua, na escola e da própria família.

O objetivo era suscitar debates acerca do preconceito na adolescência. A presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e da Adolescência (Conanda), Tiana Santos Sé, diagnosticou o estresse emocional que um jovem homoafetivo pode sofrer. “Na adolescência o jovem vive uma fase muito complicada. E se esse adolescente pratica uma forma de amor diferente, a situação pode se agravar caso não tenha o amparo dos pais. Alguns jovens chegam a atos extremos devido à tamanha carga de preconceitos. A ignorância precisa ser superada com informação”, destacou Sé.

A senadora Fátima disse que o preconceito precisa ser superado. “Sinto-me feliz vendo o Conanda discutindo essa questão. Temos visto no noticiário diversos casos de bullyng, quando crianças são vítimas de preconceitos na escola. A sociedade precisa superar essa realidade”, frisou Fátima. “Estamos tentando pautar no Congresso Nacional políticas públicas para criminalizar a homofobia, mas temos tido muita resistência quando falamos em garantia de direitos para as vidas que precisam ser protegidas”, finalizou.

Também estavam no seminário Rosiléia Willy, do MEC, Francisco Luiz, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Joelma Cesário, da Associação de Lésbicas Feminista Coturno de Vênus, Mariana Miranda, da Comissão Nacional LGBT da Caixa, e Lidiane Gonçalves, do Ministério da Saúde.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)