Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Escolas indígenas recebem livros produzidos pelos próprios índios



Agência Brasil

Brasília - Aldeias do Norte e Nordeste do país já estão recebendo os primeiros exemplares de livros produzidos por professores índios. O Ministério da Educação (MEC) está fazendo a distribuição de uma série de 42 obras nas escolas indígenas de ensino fundamental e médio de todo o Brasil.

As primeiras 17 produções já estão sendo levadas às escolas desde a semana passada e a previsão é de terminar a distribuição até o final de julho. O restante dos exemplares está em fase de produção e a entrega será no segundo semestre.

Segundo a coordenadora da Comissão Nacional de Apoio à Produção de Material Didático Indígena (Capema), Márcia Blanck, os livros são elaborados nos cursos de formação de professores indígenas, pelos próprios educadores, que vão usar os livros posteriormente em sala de aula. Os professores indígenas participam de cursos de magistério intercultural, em que aprendem além das disciplinas do magistério, as culturas dos próprios indígenas, antropologia e lingüística.

"Os livros tratam dos mais diversos temas, temas como línguas indígenas, Meio Ambiente, história, geografia, economia, os ritos, as lendas, os mitos, a literatura indígena, matemática indígena, calendário indígena, enfim todas os temas que tem relação com a cultura dos povos indígenas assistidos", diz Blanck.

De acordo com o MEC, a primeira remessa está sendo entregue em escolas públicas dos povos Calapalo, Nahukua, Matipu, Mebengocre, Panará, Cuicuro (aldeias de Mato Grosso), Yanomâmi, Baré, Ticuna (Amazonas), Uajapi (Amapá), Trucá (Pernambuco) e Caapor (Maranhão).

 


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Em resposta às solicitações dos moradores do Bairro Juscelino Kubitschek, a equipe do vereador Everaldo Fogaça, do PSD, esteve presente na Rua Neuzi

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a contratação de médicos neurologistas para atuar no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)