Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Epifânia quer exames oftalmológico para alunos



Preocupada com a qualidade da aprendizagem, bem como com o baixo rendimento escolar, a deputada Epifânia Barbosa (PT) solicitou ao governador Confúcio Moura a implantação da obrigatoriedade de exames oftalmológicos e auditivos, assim como a garantia de próteses, aos alunos da rede estadual de ensino. A proposição parlamentar foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa e enviada ao chefe do Executivo, com cópia para a Secretaria de Estado da Saúde para a tomada de providências.

Epifânia destacou que está previsto no decreto presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, no inciso I do artigo 4º, que a avaliação clínica deverá atender aos alunos das escolas com adesão ao Programa Saúde na Escola com exames oftalmológicos e auditivos, tendo como objetivo contribuir para a garantia de direitos dos estudantes, propiciando a melhoria do ensino-aprendizagem, além de promover a prevenção de doenças e agravos, identificação e correção de problemas visuais e auditivos em educandos matriculados a rede pública de ensino da educação básica.

Por conta disso, a deputada do PT encaminhou o pedido de providências ao governador do Estado. Segundo ela, o aluno com comprometimento auditivo e visual se sente inferiorizado em decorrência das dificuldades encontradas no seu aprendizado ao ponto de, muitas vezes, abandonar os estudos.

“Pesquisas mostram que a grande maioria dos casos de baixo rendimento escolar estão ligados a alguma deficiência, dente elas, problemas oftalmológicos ou auditivo. Nossa intenção é encontrar meios para reduzir as taxas de evasão e repetência de alunos e, consequentemente, favorecer o desempenho diário por meio da promoção da autoestima, na inserção social e na qualidade de vida, dos estudantes da rede estadual de ensino”, argumentou Epifânia Barbosa.

Fonte: Carlos Neves

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)