Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Encontro debate produção agrícola regionalizada


A regionalização produtiva foi tema do encontro “Projetos Regionalizados” realizado ontem, segunda-feira, 8, na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), em Porto Velho. O evento foi idealizado pela deputada federal, Marinha Raupp (PMDB), e realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a própria Secretaria do Estado de Rondônia, tendo por subtemas a recuperação de áreas degradadas e recuperação de pastagens e cooperativismo.

Inicialmente, a SEAGRI apresentou um breve diagnóstico do estado de Rondônia, suas potencialidades e os projetos que estão em negociação, enfatizando ao projeto do Calcário e toda sua logística. Outro aspecto destacado por esta secretaria foi a área de Agroindústria, com especial atenção ao PROVE – Programa de Verticalização do Estado.

José Tarcísio, gerente técnico da Emater, tratou sobre o “Programa de Cooperativismo e Associativismo”, um pleito aprovado pelo MAPA, em uma ação efetiva da deputada Marinha Raupp a partir de uma audiência realizada no Ministério. Em seguida, a organização das Cooperativas do Brasil (OCB) fez um breve relato da organização das cooperativas em Rondônia, considerando o apoio da deputada como “muito importante, principalmente, no aspecto da gestão das cooperativas em nosso estado”.

Evandro César Padovani, secretário de estado da Agricultura, parabenizou a deputada pela iniciativa de promover o encontro com todos os órgãos ligados ao setor agropecuário e cooperativista de Rondônia.

A deputada Marinha Raupp tem manifestado que tal encontro é fundamental para acelerar a implantação de programas federais no setor produtivo (agropastoril e industrial) de Rondônia. “Este encontro serve para que todas as instituições envolvidas na cadeia produtiva discutam a melhor forma de os programas federais serem implantados no estado”, comentou a deputada.

Além dos técnicos do MAPA e Seagri, participaram representantes dos Bancos Públicos e de Fomento (Basa e Faperon), técnicos da Emater, Ceplac, Embrapa, Sedam (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental), e integrantes das Associações de Produtores Rurais, entre eles representantes da Aspran. Também estiveram presentes os representantes da OCB, Sebrae, Sicoob, Coama, Arom, DFA/RO, Senar e a Assessoria Parlamentar da Deputada Marinha Raupp.

Encaminhamentos

Dentre os encaminhamentos apresentados no final do encontro, a Seagri ficou responsável pela indicação do Grupo Técnico, o qual formulará os projetos ligados ao componente Agricultura de Baixo Carbono – ABC.

Já o Programa de Cooperativismo e Associativismo terá alguns ajustes de ordem técnica e será encaminhado novamente ao MAPA.

Hermézio Serrano, assessor parlamentar da deputada, está responsável pelo acompanhamento de todo o processo em Brasília.

Fonte - Carlos Eduardo de Lima

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)