Terça-feira, 4 de agosto de 2009 - 18h44
É um movimento político que visa enganar as pessoas
É um movimento político que visa enganar as pessoas, pois a emancipação de Extrema não depende da Prefeitura e nem mesmo do Governo, portanto, não adianta fazer plebicito, afirmou o prefeito em exercício, Emerson Castro, durante coletiva à imprensa ontem à tarde, em seu gabinete. Ele explicou ainda que para ocorrer a emancipação é preciso que seja criado uma lei complementar federal estabelecendo as normas para que o Estado, por sua vez, possa aprovar uma lei, possibilitando, a criação do município.
O prefeito em exercício disse ainda que Extrema ainda não tem condições de se manter economicamente, caso houvesse a emancipação. A população vive da produção agrícola de subsistência. Recentemente, com apoio da Prefeitura, eles começaram a investir na agricultura agroecológica. Emerson Castro citou ainda os investimentos que a Prefeitura vem realizando naquela área, onde foi construída a melhor escola municipal de Porto Velho. Segundo ele, mente quem afirma que a Prefeitura não está trabalhando em benefício daquela região. Nunca houve uma administração municipal que investisse tanto naquela região como a do Roberto Sobrinho,frisou.
Emerson Castro disse ainda que os distritos da Ponta do Abunã, de Vista Alegre à Nova Califórnia recebem o mesmo volume de trabalho e ações dos demais distritos de Porto Velho, apesar da grande distância e das dificuldades decorrentes disso. Para o prefeito em exercício, a administração municipal está resgatando uma enorme dívida de gestões passadas que relegaram a região praticamente ao abandono.
Diversas obras foram ou estão sendo executadas e as secretarias da educação, saúde e agricultura estão ampliando suas ações na região. A propósito, a escola mais bonita do município fica em Extrema, disse. É o resultado de uma obra de reforma e ampliação de uma escola já existente, a 13 de Maio, que acabou sendo entregue à comunidade com mais oito novas salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e um projeto arquitetônico que tornou a unidade a mais bela da rede municipal.
Educação
Emerson continua afirmando que além da 13 de Maio, a prefeitura reformou a escola Antonio Augusto, também em Extrema e construiu a escola Maria Cazarotto,
Para garantir o bom serviço oferecido, a prefeitura contratou mais professores, pessoal de apoio e instituiu o programa de Educação Integral, pelo qual além das aulas, são oferecidas atividades de lazer, artes e cursos para alunos e pais de alunos, cuja proposta é aproveitar o tempo ocioso dos alunos.
Saúde
No que tange a área da saúde foram reformadas as unidades de saúde de Nova Califórnia, de Abunã e de Extrema, onde também está sendo construída uma nova unidade de saúde. Também será construída uma nova unidade de saúde em Fortaleza do Abunã.
Para fortalecer as ações de combate à malária e controle de endemias, por meio das ações de compensação sócio-ambiental da usina de Jirau, serão adquiridos veículos e equipamentos e serão contratados agentes de saúde para atuar em toda a região.
Na parte de urbanismo, Extrema está recebendo uma das mais importantes obras de embelezamento e infraestrutura, que é o asfaltamento da avenida Porto Alegre, onde devido o terreno argiloso e acidentado, com várias nascentes, praticamente engoliu a rua. Agora, está sendo feito um completo de drenagem e asfaltamento para restabelecer a via, uma das principais do distrito. Além dessa, outras ruas estão sendo asfaltadas. No total são
Paralelamente a isso, a prefeitura fez um completo serviço de limpeza e encascalhamento das ruas urbanas.
Estradas
Ele citou também os investimentos em estradas, afirmando durante todo o inverno, a prefeitura fez serviços emergenciais para minimizar o sofrimento dos agricultores. O cronograma de trabalho da prefeitura na região começa todos os anos em agosto.
Ontem (03) as máquinas iniciaram os trabalhos
Em Extrema serão recuperados
Além dos serviços de recuperação e manutenção de estradas, a prefeitura trabalha na recuperação de pontes, pontilhões e bueiros.
Agricultura
Por fim, ele mostrou as ações realizadas no setor agrícola, que está recebendo o Programa Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS), que visa difundir a tecnologia da produção de alimentos livres de agrotóxico. Estão sendo implantadas dez unidades em Extrema e dez
Dentro do programa de incentivo à agroindústria, em Extrema a Secretaria Municipal da Agricultura está organizando com os produtores a implantação de um mini-laticínio.
Por meio de parceria com os agricultores, a prefeitura faz a gradagem das terras. Quando não está sendo utilizado no meio rural, os equipamentos ajudam na limpeza urbana dos distritos.
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)