Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ELEIÇÕES 2010: SEMESTRE MOVIMENTADO


ELEIÇÕES 2010: SEMESTRE MOVIMENTADO - Gente de Opinião


A Assembléia Legislativa reabriu as portas ontem com as atenções voltadas para as eleições de 2010, mas seus deputados também estão de olho desde já na vacância do cargo do governador Ivo Cassol, cassado por compra de votos, cuja decisão deverá ser ratificada (a expectativa é geral, inclusive da base aliada) ainda no mês de agosto. 

Com um painel eletrônico novinho em folha para as votações, já licitando a nova sede que vai compor o Centro Civíco de Rondônia, ao lado do centro político e administrativo e das sedes dos tribunais da Justiça e do Trabalho, os parlamentares estaduais não falam em outra coisa: na eleição indireta do novo governador. 

Ocorrendo o pior, que é a confirmação de sua cassação, o governador Ivo Cassol já faz as contas e planeja o futuro da base aliada. Ele quer entronizar no seu cargo, o deputado Neodi de Oliveira (PSDC-Machadinho do Oeste), atual presidente da Assembléia Legislativa e apóia para assumir o cargo de Neodi seu fiel escudeiro Miguel Sena (PV-Guajará Mirim). 

A casa de leis rondoniense volta aos trabalhos menos apupada que nos semestres anteriores, já revelando um novo perfil. Majoritariamente habitada por novos parlamentares, inexperientes, as trapalhadas se sucediam, inclusive no campo. 

Administrativo. A própria mesa diretora batia cabeça entre seus membros gerando uma crise atrás da outra nos idos de Alex Testoni, vice-presidente, hoje no exercício do cargo de prefeito de Ouro Preto do Oeste.
Mais maduro, e principalmente evitando escândalos, o Parlamento estadual depois de um bom tempo já merece um crédito de confiança da população para o final desta legislatura. E as audiências públicas têm passado Rondônia a limpo da segurança pública a pedofilia. 

A necessidade da reeleição, a constatação da existência de fortes predadores em suas bases e uma forte tendência da renovação dos quadros políticos devem movimentar os deputados estaduais com maior independência do Poder Executivo nesta reta pré-eleitoral. 

A grande verdade é que os deputados estaduais vão enfrentar pesos pesados da política regional – Carlinhos Camurça, Sueli Aragão, Melki Donadon – e outros ex-prefeitos de perfil vitorioso como Dedé de Melo, Milene Mota, Inês Zanol e Lucia Tereza( quase todos ex-deputados) e a máquina governista apoiando Jaqueline Cassol – e só aqueles bons de votos de verdade vão conseguir se manter no poleiro. 

Como a necessidade faz o sapo pular, os deputados estaduais estarão mais independentes em busca da sobrevivência política e isso poderá até resgatar a imagem manchada pela subserviência ao Poder Executivo ao longo desta legislatura. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br   http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/index.php   
http://twitter.com/opiniaotv  

 

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)