Terça-feira, 23 de junho de 2009 - 14h21
Convidado a participar do seminário do Tribunal de Contas que teve como tema a Eficiência na Gestão Educacional como Ferramenta para Melhoria da Qualidade do Ensino Público, nesta terça-feira (23/6) o prefeito Roberto Sobrinho destacou algumas ações que a administração municipal vem realizando na área educacional, como por exemplo, o trabalho prioritário voltado à educação infantil, onde em 2005- primeiro mandato de Sobrinho - havia 2,5 mil alunos e atualmente 10 mil. A educação infantil é uma prioridade em minha administração, pois é a base do aluno, disse o prefeito.
Ainda no início do discurso, Sobrinho elogiou a iniciativa do Tribunal de Contas em realizar um seminário com a participação de educadores e ainda de representantes do Tribunal de Justiça, e do próprio Tribunal de Contas. Fico feliz quando o representante desta casa, conselheiro José Gomes, chama para si uma discussão voltada não somente para tratar de como é aplicado os 25% dos municípios na Educação, mas se esse dinheiro está sendo investido com qualidade, disse.
Outra questão destacada pelo prefeito Roberto Sobrinho foi quanto ao acesso a vagas. É para isso que estamos trabalhando, disse. Segundo o prefeito a administração municipal tem intensificado o trabalho para universalizar o acesso. A educação integral, programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura, que oferece atividades culturais e esportivas fora do período escolar, beneficia 40% dos alunos, finalizou.
Seminário
Eficiência da Gestão Educacional, tema do seminário do Tribunal de Contas do Estado teve como objetivo a análise da gestão como ferramenta para a melhoria da qualidade do ensino público, tendo como convidados os prefeitos e secretários de educação municipais, os conselheiros do Fundeb e os diretores de escolas da rede de Ensino Fundamental.
O nosso objetivo ao promover este Seminário disse o presidente do TCE-RO, conselheiro José Gomes de Melo foi chamar à reflexão esse grupo responsável pelo processo ensino/aprendizagem, considerando a gestão escolar eficiente, a busca constante de sua boa qualidade, além da contribuição a ser oferecida ao gestor pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público.
O presidente José Gomes de Melo explicou, ainda que : A realização de um evento deste porte dá seqüência à política de ação traçada pelo Tribunal de Contas, oferecendo suporte técnico aos jurisdicionados para atuar, gerando o objetivo maior, o da melhorar a prestação de serviço à sociedade, especialmente numa área tão vital quanto é a da Educação.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do TCE-RO e o Seminário teve os seguintes sub-temas e palestrantes: Qualidade de Educação e Formação de Professores, pela professora Raquel Volpato Serbino, doutora em Educação; Investimentos Educacionais e Rendimento Escolar, pelo auditor do TCE-RO, Hugo Costa Pessoa, Mestre em Gestão de Políticas Públicas/Univali-SC e Os apontamentos do Ministério Público para a melhoria dos serviços educacionais, pelo promotor de justiça do MP-RO, Marcos Valério Tessila de Melo.
Fonte: Ascom
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)