Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Dra. Taíssa cobra agilidade do Iphan para aprovação do projeto de revitalização do museu de Guajará-Mirim

Projeto está em fase de avaliação pela equipe de engenharia do instituto e tem um prazo de 45 dias para ser concluído.


Reunião no Iphan (Foto: Divulgação) - Gente de Opinião
Reunião no Iphan (Foto: Divulgação)

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) esteve nesta quarta-feira (13) no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para cobrar agilidade na aprovação do projeto de revitalização do Museu de Guajará-Mirim, uma iniciativa que visa preservar a história da antiga Estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.  

O projeto, que foi protocolado pela empresa Jirau Energia para análise do IPHAN em 24 de outubro, e atualmente está em fase de avaliação pela equipe de engenharia do instituto, tem um prazo de 45 dias para ser concluído. 

A parlamentar vem solicitando essa revitalização desde o ano passado, através de indicação parlamentar, ofícios e cobranças nos órgãos responsáveis. Ela destaca, “que o museu é mais do que um edifício histórico, ele representa um testemunho da trajetória de operários, ferroviários, soldados da borracha e indígenas que ajudaram a construir a identidade de Guajará- Mirim”, disse.
Precário 

No início deste ano, foi realizado um relatório de vistoria técnica do Corpo de Bombeiros, que além de identificar falhas estruturais, concluiu pela ausência dos requisitos mínimos para prevenção contra incêndio e pânico, motivo por que a edificação foi interditada.  

O Ministério Público também atestou a precariedade da infraestrutura do museu, bem como a presença de ferrugem em grande parte das locomotivas estacionadas em frente, além de constatar vegetação crescendo no interior delas, demonstrando o abandono da estrutura. A deputada reforça que continuará acompanhando o processo até que a reforma do museu seja finalmente iniciada, ressaltando a responsabilidade da Jirau em cumprir as medidas compensatórias condicionais. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) recebeu nesta terça-feira (8), comitiva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), liderada pelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)