Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Domingão da Oferta deve aumentar vendas no comércio


Gente de Opinião
O comércio nas três principais regiões da capital, Zonas Leste, Sul e Centro, deve ter um incremento de 20% no volume de venda com a realização do Domingão da Oferta. Essa é a expectativa dos empresários do setor com o projeto idealizado pela equipe do prefeito dr Hildon Chaves, lançado nesta sexta-feira (23), pela Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

O projeto consiste na realização de campanhas de redução de preços em datas e locais distintas para atrair o consumidor. No centro comercial da Zona Leste (rua José Amador dos Reis) o evento será no dia 2 de julho, na zona sul (avenida Jatuarana), dia 9, e no Centro (avenida 7 de Setembro), dia 30.

Trabalhado em parceria com a Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondônia (CDL) e Instituto Mix, o projeto foi motivado por uma pesquisa sobre o comércio realizada pelo IBGE, que chegou ao conhecimento do prefeito.

PESQUISA

O estudo, que tem como referência o ano de 2016, aponta que após a data comemorativa do Dia dos Namorados, as vendas no comércio de Porto Velho têm uma queda que em média gira em torno de 0,7% a 0,8%. Essa redução abrange todo o período de que vai de meados de junho até setembro.

“Esse diagnóstico mostrou ao prefeito fragilidade nas vendas nesse período que pega todo o meio do ano. Preocupado com esse desaquecimento, o prefeito buscou uma alternativa para fomentar as vendas no comércio local e manter a economia aquecida”, explicou o subsecretário Júlio Siqueira, da Semdestur.

De acordo com os números da secretaria, cerca de 90% dos empresários do comércio das três regiões da cidade já aderiram ao Domingão da Oferta e estão comprometidos em reduzir os preços de seus produtos, como forma de atrair o consumidor, que em uma situação normal, não procuraria o comércio para fazer compras.

PARCERIA

A presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Porto Velho, Joana Joanora das Neves, parabenizou o prefeito Hildon Chaves pela iniciativa e pela preocupação que ele tem demonstrado com o setor e revelou que a CDL foi uma parceira de primeira hora do município, na realização da campanha promocional.

“Não poderíamos ficar de fora desse projeto. O comércio precisa de estímulo para se desenvolver e cumprir seu papel social na geração de emprego e renda. E isso só acontece se o setor estiver fortalecido. Empresário quer contratar, quer expandir seu negócio, mas sem incentivo ele não consegue nada”, observou.

Joanora Neves lembrou ainda que muitas lojas já fecharam as portas porque o proprietário ficou com as finanças estranguladas e não conseguiu pagar mais a carga tributária, o salário dos trabalhadores e os encargos sociais. “Nesse sentido, o Domingão da Oferta não deixa de ser uma luz no fim do túnel para muitos deles”.

“Queremos sim dar a nossa contribuição com a geração de emprego e renda, porque sabemos que na cidade não há grandes empreendimentos que asseguram a criação de novos postos de trabalho. Mas sozinhos não podemos fazer nada. Por isso essa parceria com a prefeitura é muito importante para nós”, avaliou.

Fonte Semdestur

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)