Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Diretor do Deosp participa de reunião que trata do projeto Minha Casa Minha Vida II



O diretor geral do Departamento de Obras e Serviços Públicos de Rondônia (Deosp), Abelardo Castro, participou de uma reunião comandada pelo superintendente da Caixa Econômica Federal em Rondônia, Rossini Ewerton, na manhã da última terça-feira (2), no auditório do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Rondônia – o Sinduscon – para tratar do projeto “Minha Casa, Minha Vida II”, Diretor do Deosp participa de reunião que trata do projeto Minha Casa Minha Vida II - Gente de Opiniãoque pretende construir mais 5 mil casas populares no Estado. Duas mil delas serão erguidas em Porto Velho e as demais em cidades do interior, com destaque para Ji-Paraná, que receberá 1.500.

Participaram do encontro, técnicos da Caixa Federal, a secretária de Ação Social do Estado, Cláudia Moura, o secretário de regularização fundiária e habitação de Porto Velho, Ian Kleber; o presidente do Sinduscon-Ro, Chagas Neto e um grande número de empresários do setor.

Durante a reunião, os representantes da caixa explicaram aos participantes algumas especificações do projeto do programa que foi reformulado para a segunda etapa. Uma delas é o aumento do espaço da cozinha para 1,8 metros quadrados e do banheiro (1,5 m2) ampliação da área útil da residência que passa a ser de 36 metros quadrados.

A prioridade segundo Abelardo continua sendo as famílias de baixa renda.“Poderão se habilitar à casa própria, nesta etapa, famílias com renda de um a três salários mínimos. As Moradias também têm que ter acessibilidade total em pelo menos 3% delas, portas e janelas maiores, azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos e aquecedores solares para o chuveiro. A medida visa a redução do consumo de energia elétrica”, explicou Abelardo.


Castro adiantou ainda que o total dos investimentos chegam a mais de 300 milhões de reais. “Três novas áreas foram reservadas pela Prefeitura de Porto Velho para serem utilizadas na construção de casas populares”

O diretor do Deosp salientou a parceria entre Estado e município nesta segunda etapa do programa. “É a primeira vez em oito anos que o Governo de Rondônia e a prefeitura estão juntos discutindo política habitacional para a capital do Estado”, finalizou.

Fonte: Elaine Santos
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)