Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Diretor do Deosp participa de reunião que trata do projeto Minha Casa Minha Vida II



O diretor geral do Departamento de Obras e Serviços Públicos de Rondônia (Deosp), Abelardo Castro, participou de uma reunião comandada pelo superintendente da Caixa Econômica Federal em Rondônia, Rossini Ewerton, na manhã da última terça-feira (2), no auditório do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Rondônia – o Sinduscon – para tratar do projeto “Minha Casa, Minha Vida II”, Diretor do Deosp participa de reunião que trata do projeto Minha Casa Minha Vida II - Gente de Opiniãoque pretende construir mais 5 mil casas populares no Estado. Duas mil delas serão erguidas em Porto Velho e as demais em cidades do interior, com destaque para Ji-Paraná, que receberá 1.500.

Participaram do encontro, técnicos da Caixa Federal, a secretária de Ação Social do Estado, Cláudia Moura, o secretário de regularização fundiária e habitação de Porto Velho, Ian Kleber; o presidente do Sinduscon-Ro, Chagas Neto e um grande número de empresários do setor.

Durante a reunião, os representantes da caixa explicaram aos participantes algumas especificações do projeto do programa que foi reformulado para a segunda etapa. Uma delas é o aumento do espaço da cozinha para 1,8 metros quadrados e do banheiro (1,5 m2) ampliação da área útil da residência que passa a ser de 36 metros quadrados.

A prioridade segundo Abelardo continua sendo as famílias de baixa renda.“Poderão se habilitar à casa própria, nesta etapa, famílias com renda de um a três salários mínimos. As Moradias também têm que ter acessibilidade total em pelo menos 3% delas, portas e janelas maiores, azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos e aquecedores solares para o chuveiro. A medida visa a redução do consumo de energia elétrica”, explicou Abelardo.


Castro adiantou ainda que o total dos investimentos chegam a mais de 300 milhões de reais. “Três novas áreas foram reservadas pela Prefeitura de Porto Velho para serem utilizadas na construção de casas populares”

O diretor do Deosp salientou a parceria entre Estado e município nesta segunda etapa do programa. “É a primeira vez em oito anos que o Governo de Rondônia e a prefeitura estão juntos discutindo política habitacional para a capital do Estado”, finalizou.

Fonte: Elaine Santos
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)