Segunda-feira, 31 de agosto de 2009 - 13h24
O diretor do filme “Corumbiara”, Vicent Carelli, e o indigenista Marcelo dos Santos foram homenageados pela senadora Fátima Cleide que apresentou no plenário do Senado, sexta-feira, Moção de Aplauso em reconhecimento à determinação e coragem pela denúncia do massacre de índios na região Sul de Rondônia.
Corumbiara foi premiado com o Kikito de melhor filme no 37º Festival de Gramado, realizado no dia 14 de agosto. O longa metragem de duas horas dirigido por Vicent Carelli exibe fortes evidências do genocídio praticado há 24 anos contra uma etnia desconhecida.
Foi o indigenista Marcelo dos Santos, que cuidava de índios isolados em Rondônia, quem procurou Carelli e lhe contou sobre a existência dos índios. “ Inicialmente não tiveram apoio do governo federal ou de qualquer organização, apesar da existência de provas contundentes de que a tribo havia sido dizimada”, afirma a senadora.
Em uma fazenda, tempos depois, Carelli e Marcelo localizam dois índios em uma aldeia escondida dentro da floresta. A descoberta tem repercussão nacional, e o fato da etnia e a língua serem desconhecidas só aumenta a suspeita de que eles seriam remanescentes de Corumbiara.
O cineasta e o indigenista foram ameaçados e sofreram campanha de desmoralização, que incluiu a acusação de produzir imagens forjadas.
“Uma investigação sobre esse caso nunca foi aberta, e o documentário de Carelli traz uma esperança de que isso ocorra. Afinal, o crime de genocídio não prescreve”, diz a senadora.
Fonte: Mara Paraguassu
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes