Quinta-feira, 30 de abril de 2009 - 19h08
UMA HOMENAGEM DA CUT AOS
Operários da Construção Civil
Servidores Públicos
Trabalhadores Rurais
Trabalhadores da Iniciativa Privada
O Dia do Trabalhador, lembrado em 1º de maio de cada ano, mais do que um dia de festividades e confraternizações, é um momento de reflexão sobre os desafios, oportunidades e expectativas para a classe trabalhadora.
É importante lembrarmos que este dia foi mundialmente estabelecido para homenagear os trabalhadores mortos no 1º de maio do ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Foi uma brutal retaliação aos trabalhadores que tinham ido às ruas reivindicar melhores condições, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.
2009 é um ano de grandes desafios para os trabalhadores e trabalhadoras, momento em que uma grave crise mundial de responsabilidade dos países ricos e dos mercados financeiros mundiais vem ceifando milhares de empregos e benefícios da classe trabalhadora. Ou seja, enquanto lucravam trilhões de dólares os patrões acumulavam esse capital em suas gordas contas bancárias. Agora, com o surgimento da crise criada por eles mesmos, os trabalhadores são os primeiros a pagarem a conta.
Em Rondônia temos perspectivas melhores do que os trabalhadores de outros Estados e, principalmente, do restante do mundo, graças aos grandes investimentos do Governo Federal na construção das duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira e no saneamento básico da Capital, além de inúmeros investimentos privados em indústrias e na construção civil.
Diante deste quadro econômico diferenciado do Estado de Rondônia, os trabalhadores e trabalhadoras precisam estar atentos para se posicionarem contra o discurso alarmista do governo estadual, das prefeituras, dos setores da construção civil e da iniciativa privada em geral, que pretendem alegar como pano de fundo a crise mundial para não concederem a reposição das perdas salariais e benefícios que são plenamente viáveis, como aumento de pisos salariais na construção civil e reposição aos servidores.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT-RO) deseja a cada trabalhador e trabalhadora de Rondônia que neste 1º de Maio tenham bons momentos de festividades e confraternizações, além de um momento de reflexão sobre os desafios e oportunidades para avançarmos, em 2009, na construção de uma sociedade mais justa para todos.
Porto Velho-RO 1º de maio de 2009.
Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Cirone diz que Cacoal terá uma rodoviária bonita e aconchegante
O deputado estadual Cirone Deiró disse, nesta segunda-feira (02), que a construção da nova rodoviária de Cacoal está tendo continuidade e que a obra

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PP) anunciou que a Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim será contemplada com uma reforma completa, com

Cercado por apoiadores de diversos municípios da região do Cariri, lideranças políticas estaduais e nacionais, o senador Eduardo Girão lançou na man
Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)