Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Descaso do governo com a educação leva educadores a fecharem a BR 364



Descaso do governo estadual leva trabalhadores em educação a interditarem a BR 364 em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena

Trabalhadores em educação convocados pelo Sintero realizaram na manhã desta sexta-feira (24/04) uma manifestação pacífica em Porto Velho e uma passeata pela BR 364, passando pelo Trevo do Roque, principal entrada da cidade. O movimento se repetiu em Ji-Paraná e em Vilhena.

A manifestação faz parte do Dia Nacional de Greve pela implantação da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional, convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), mas também representa o protesto da categoria contra o descaso do governo do Estado com a educação.Descaso do governo com a educação leva educadores a fecharem a BR 364 - Gente de Opinião

Além dos trabalhadores em educação, a manifestação contou com representantes do movimento das esposas dos policiais militares e bombeiros militares, que também estão descontentes com o governo do Estado.

Durante a manifestação vários desmandos no governo do Estado foram denunciados pelos trabalhadores em educação, como as perseguições sofridas por servidores nas escolas e em vários outros setores da administração estadual, principalmente contra os que contestam e tentam mostrar a realidade do serviço público em Rondônia.

No caso da educação a situação é mais grave, pois os educadores são ameaçados com cortes no salário e alguns são transferidos ou colocados em disponibilidade quando discordam da Seduc ou do governador.

Os trabalhadores em educação também protestam contra o descaso do governo na questão salarial. O governo nega reposição das perdas salariais alegando os efeitos da crise mundial.

A categoria, no entanto, acredita que é falta de vontade do governo, já que os salários do governador, do vice-governador, de todos os secretários e dos adjuntos foram reajustados em 25%. Além disso, o governo mantém mais de sete mil cargos comissionados com altos salários e a cada ano cria mais CDS.
Os trabalhadores em educação acumulam perdas salariais de 18% só na administração do atual governo, contando os quatro anos do primeiro mandato e a metade do segundo mandato. No mesmo período a arrecadação do Estado cresceu 148%.

A passeata saiu da Sede Social do Sintero, no bairro Lagoa, percorreu a BR 364 até o Trevo do Roque e retornou pela segunda pista até a Avenida Jatuarana, voltando ao local de partida.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, disse que os trabalhadores em educação estão revoltados e vão continuar fazendo manifestações. "Se o governo não nos ouve, a sociedade nos ouvirá e tomará conhecimento de tudo o que esse governo está fazendo contra a educação", disse.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) que acontece de 20 a 24 de maio, no Cen

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)