Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados defendem livre comercialização do gado para outros Estados



Com a constante redução no preço da arroba do boi, pago ao produtor de Rondônia, os prejuízos no setor se acumulam e a reclamação é geral. Sob a liderança do grupo JBS Friboi, gigante que já controla quase metade do abate de gado no Estado, os frigoríficos têm estipulado valores bem abaixo de outros mercados, o que inviabiliza a pecuária de corte.

Uma saída discutida ontem, quinta-feira (3) pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) e o deputado estadual Jean Oliveira (PSDB), foi a livre comercialização do gado rondoniense para outros Estados.

A ideia é baixar a pauta do boi gordo, do bezerro e da vaca, para que o produtor possa vender seu gado fora de Rondônia, onde consegue preços mais justos à qualidade da carne rondoniense, que tem um eficaz controle sanitário.

“A arroba do boi não para de cair em Rondônia, estando hoje a R$ 117,00, enquanto no vizinho Mato Grosso é entre R$ 20,00 a R$ 25,00 mais caro. No Pará, que tinha a carne mais barata do país, paga R$ 134,00 na arroba”, informou Maurão.

Jean questionou que, mesmo com o preço pago ao criador só caindo, para o consumidor a carne não para de subir de preço. “Como explicar uma situação dessas? Quem produz cada vez lucra menos e o consumidor final paga cada vez mais caro. Por outro lado, como a nossa carne, considerada uma das melhores do país, com um sistema sanitário eficiente, pode ter preço menor do que Estados que não erradicaram a aftosa?”, questionou o parlamentar.

O advogado geral da Assembleia, Celso Ceccato também participou da reunião e discutiu formas legais de se buscar uma redução na pauta do boi junto à Secretaria Estadual de Finanças (Sefin).

Venda do boi em pé

Para facilitar a venda do boi em pé, especialmente o boi gordo e o bezerro, os parlamentares estudaram a possibilidade de redução das barreiras fiscais, com a diminuição da pauta de comercialização.

“Hoje, o produtor que vender seu gado para São Paulo, vai receber R$ 150,00 na arroba, quando Rondônia está pagando R$ 117,00. Se não há preço justo para a nossa carne, que possamos abrir as portas para outros mercados”, completou Maurão.

Jean reforçou que muitos produtores já comercializam bezerro e gado de corte para fora do Estado. “Com a facilitação, vai permitir que o preço seja atraente aos produtores. Hoje, os frigoríficos de Rondônia estão dando 20 a 30 dias para a compra do gado, o que acaba reduzindo o preço ainda mais e prejudicando os produtores”, observou.

Convocação

Os parlamentares aproveitaram para convidar os produtores a participarem, no próximo dia 9, às 17h, de uma reunião da Comissão de Agricultura da Assembleia, no plenário da Casa. Serão ouvidos donos e representantes de frigoríficos e outros integrantes do setor.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)