Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

DEPUTADOS COMEÇAM A DISCUTIR PROPOSTA DA SEDAM SOBRE TAXAS


  DEPUTADOS COMEÇAM A DISCUTIR PROPOSTA DA SEDAM SOBRE TAXAS - Gente de Opinião

Em reunião nesta segunda-feira (21) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com dirigentes empresariais e representantes do setor produtivo o Estado, os deputados Adelino Follador (DEM), Cleiton Roque, Lebrão e Laerte Gomes deram início às discussões da proposta apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que corrige os valores das taxas de Licença de Operação cobradas pela secretaria, consideradas exorbitantes.

Segundo Follador esta foi uma reunião preliminar que durou mais de três horas, que serviu para ouvir o secretário Vilson de Salles, da Sedam, e para alinhar os primeiros entendimentos para uma proposta definitiva e que seja exequível, nos termos do projeto que apresentou para revogar a Lei 3.769/16, que majorou sem justificativa os valores dessas taxas, que acabaram gerando grande descontentamento entre o empresariado, e que levou algumas empresas a optarem pelo encerramento de suas atividades.

Da reunião participaram representante da Federação das Indústrias (Fiero), Federação do Comércio (Fecomércio) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), que já definiram um cronograma para discussão da proposta da Sedam, de modo que em tempo hábil a mensagem seja discutida, aperfeiçoada e votada pela Assembleia Legislativa.

De acordo com o deputado Adelino Follador, já na próxima quinta-feira, em reunião na Fiero, os técnicos das entidades representativas do empresariado e os técnicos da Assembleia Legislativa darão início às discussões, de âmbito técnico, e na segunda-feira (28), às 15h, em reunião no Plenarinho, os deputados e os dirigentes da Fiero, Fecomércio, Faperon ampliam e fecham essas discussões, para que na terça-feira (29), o projeto possa ser levado ao Plenário da Assembleia Legislativa para discussão e votação.

Follador fez ver que a reclamação dos empresários se justifica quando se verifica a disparidade, com valores exorbitantes, das taxas praticadas com base na regra de 2014 e 2015 com as atuais, em que, dependendo da atividade produtiva, a taxa de licença de operação pode chegar a R$ 84 mil.

O deputado, contudo, mostrou-se mais animado com a nova proposta, eis que, mesmo ainda sem uma análise profunda, foi possível, segundo ele, atestar o interesse da Sedam em reduzir esses valores para as atividades de exploração vegetal, que engloba as serrarias, moveleiras, desdobramentos de madeira, e outras como cassiterita, combustíveis, transportes e embarcadouros de produto derivados do petróleo, “o que já representa um avanço nas discussões”, disse Adelino Follador.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)