Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados cobram regularização fundiária


Os deputados estaduais de Rondônia cumpriram ontem uma extensa agenda política e social em Brasília. Além de percorrerem os gabinetes das lideranças políticas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em busca de apoio para a aprovação do novo Código Florestal, participaram de audiências com o governador Confúcio MouraDeputados cobram regularização fundiária  - Gente de Opinião (PMDB), para tratar do Programa Terra Legal, de um almoço com o empresário Assis Gurgacz e de uma audiência com o senador Valdir Raupp (PMDB), no Ministério do Planejamento, para tratar da transposição.

O presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Valter Araújo (PTB), disse que a presença dos parlamentares rondonienses em Brasília trará resultados positivos para o Estado, principalmente para o setor agrícola, base da economia local. “A regularização fundiária, por meio do programa Terra Legal, e a aprovação de uma legislação ambiental que respeite o produtor rural são os principais gargalos da economia rondoniense e estamos aqui na busca de uma solução”, salientou Araújo.

Pela manhã, os deputados estaduais visitaram o gabinete do senador Acir Gurgacz (PDT), que está em viagem, e foram recebidos pelo suplente, o empresário Assis Gurgacz, pai do senador, com quem tiverem um almoço de confraternização. “Estou sempre disposto em ajudar no desenvolvimento do Estado de Rondônia e por isso fiz questão de receber os deputados estaduais, em nome do Acir, que já vem fazendo um grande trabalho em favor de Rondônia e com certeza vai somar forças com a bancada federal para aprovar o novo Código Florestal e dar melhores condições para a nossa agricultura”, frisou Assis.

O ex-deputado federal Anselmo de Jesus, atual secretário de Estado da Agricultura de Rondônia, que também participou do almoço com o empresário Assis Gurgacz, disse que a aprovação do novo Código Florestal é fundamental para a agricultura rondoniense. “Nosso Estado é resultado de um programa de reforma agrária do governo federal, onde foi incentivada a derrubada da floresta para a implantação da agricultura e da pecuária, e se não reformularmos o Código Florestal pelo menos 93% dos agricultores estarão na ilegalidade, sem condições de obter crédito e desenvolver suas atividades”, relatou o secretário. Anselmo de Jesus foi vice-presidente da Comissão que aprovou a atual proposta de reforma do Código Florestal, relatada pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP), e disse que vai mobilizar os agricultores de Rondônia para virem à Brasília fazer pressão e tentar convencer os deputados em aprovar a nova versão da legislação ambiental.

A regularização das terras rurais no Estado foi o principal tema de reunião do governador Confúcio Moura com o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Alberto Lourenço e com o secretário de Regularização Fundiária do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Carlos Guedes, que também é o coordenador do Programa Terra Legal. No período da tarde, as deputados discutiram o mesmo assunto com o coordenador do programa Terra Legal e com o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello.

O governador Confúcio Moura ressaltou a importância do projeto e afirmou que com a regularização dos imóveis o “PIB do estado pode dobrar”, pois propriedades rurais e urbanas documentadas terão acesso ao crédito e poderão aumentar em muito a produção e movimentar toda a cadeia do agrícola.

Em 2009, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, juntamente com estados e municípios, iniciou o programa Arco Verde Terra Legal, com ações de regularização fundiária e combate à grilagem nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. A intenção do Programa Terra Legal é regularizar as ocupações legítimas, com prioridade aos pequenos produtores e às comunidades locais. Em Rondônia foram cadastrados mais de 40 mil imóveis. O programa esta em fase de execução no Estado e deve regularizar 12 mil propriedades rurais no estado até o final de janeiro de 2012. Só no primeiro semestre desse ano a previsão é de que 3.500 lotes rurais sejam escriturados.

Fonte: Lindomar Gomes

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)