Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados Alex Redano e Delegado Lucas recomendam aperfeiçoamento do sistema de emissão de CIN

Parlamentares cobram a melhoria no sistema de agendamento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional.


Deputados Alex Redano e Delegado Lucas recomendam aperfeiçoamento do sistema de emissão de CIN - Gente de Opinião

Os deputados estaduais Alex Redano (Republicanos) e Delegado Lucas (PP), cobraram do Governo de Rondônia, por meio de uma indicação ao Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICC), órgão da Polícia Civil, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a necessidade de melhoria do sistema de agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), no âmbito do Estado de Rondônia. 

O deputado Alex Redano recebeu diversos pedidos para que essa demanda seja atendida. “Chegou ao nosso conhecimento que estavam sendo disponibilizadas, diariamente, 520 senhas para agendamento dos novos documentos de identidade para todo o Estado, com aproximadamente 200 senhas para a capital, um número muito pequeno de senhas para um Estado que tem uma população de mais de 1,5 milhão", disse o deputado. O parlamentar destacou que a orientação vinda do Instituto de Identificação Civil e Criminal, sobre as vagas são liberadas diariamente às quinze horas e para a Capital esgotam muito rápido, cerca de quinze minutos após a disponibilização. 

O deputado Lucas Torres (PP), se comprometeu em acompanhar o deputado Alex Redano nessa cobrança, de vital importância para a população de Rondônia. "Estive com meu amigo de parlamento Alex Redano e decidimos cobrar em conjunto a celeridade nessa ação, para que seja disponibilizada mais senhas, pois a identificação da população é um direito de todos e dever do Estado, assegurado pela constituição federal, e vamos lutar para que o governo atenda a esse pedido nosso", cobrou o deputado Lucas Torres. 

Embora haja a informação no sítio eletrônico do IPCC, quanto aos documentos necessários para emissão da CIN, não consta no checklist disponibilizado aos usuários do Tudo Aqui de Ariquemes a exigência de apresentação de Certidões de Nascimento e Casamento originais e expedidas nos últimos cinco anos. Tal exigência tem gerado inúmeras reclamações por parte dos cidadãos que buscam esse serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. 

Alex Redano lembrou que esse problema relacionado ao preenchimento rápido das vagas para o dia seguinte, não se restringe apenas a capital. "Recebemos inúmeras reclamações dos cidadãos de Ariquemes e região do Vale do Jamari, razão pela qual indiquei em conjunto com o deputado Delegado Lucas, a necessidade de melhoria no sistema para que os usuários possam agendar o atendimento para emissão da CIN (Carteira Nacional de Identidade), de forma mais célere", pontou o parlamentar.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidência da Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Presidência da Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

A presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) encaminhou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) so

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)