Quarta-feira, 15 de abril de 2009 - 15h59
Ao participar da cerimônia da aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais da PM CFO, realizada na manhã desta sexta-feira (15), em Porto Velho, o deputado Tiziu Jidalias, foi convocado às pressas para sessão na Assembléia Legislativa que votou e aprovou o projeto de Lei (que estava para ser votado desde a última terça-feira, 14), que permite a isenção do IPVA para compra de veículos novos em várias categorias no Estado de Rondônia.
Preocupado com o desemprego que pode haver no setor, neste momento em que todo o mundo está assustado com a crise econômica, Tiziu, tomou a iniciativa e trabalhou junto com executivo, legislativo e empresários do setor para aprovação do projeto. "Nosso objetivo é evitar o desemprego em massa no setor, neste momento que estamos tão preocupados com o bem-estar econômico e social da população", declarou o deputado principal defensor pela aprovação do projeto na casa de Leis.
Negociação
Na última segunda-feira (13), aconteceu uma reunião, no gabinete do governador Ivo Cassol, no Palácio Getúlio Vargas, para que os empresários do ramo de concessionárias apresentassem formalmente a proposta de isenção do I.P.V.A ao executivo estadual, que já havia tomado conhecimento através do deputado Tiziu Jidalias, mediador da reunião.
Na ocasião, o deputado, líder do governo na Assembléia, defendeu a proposta afirmando que através da isenção será possível manter a empregabilidade no setor, além de contribuir para o aumento na arrecadação do ICMS, tendo em vista o aumento da compra de veículos.
Segundo o parlamentar, as empresas de concessionárias empregam mais de 10 mil pessoas, e caso haja uma redução nas vendas poderá comprometer a economia gerada no setor. "Temos que trabalhar para evitar quedas na economia do estado com o desemprego", frisou o deputado.
Até chegar ao acordo final (sem perdas para ambos os lados), o governador solicitou uma análise da Secretária Estadual de Finanças-Sefin, do Departamento Estadual de Trânsito Detran, para juntos buscar alternativas que não prejudique a arrecadação do estado nem provoque queda nas empresas.
No mesmo dia, numa segunda reunião, ficou acordado que as camionetes que recolhem atualmente 3% de I.P.V.A. passarão a recolher 1%. Os automóveis acima de 100 cavalos de potência, que hoje recolhem 2% passarão a recolher 1%, os veículos de até 100 cavalos que atualmente recolhem 2% passarão a recolher 1%, os ônibus, micro-ônibus e caminhões que recolhiam 1% passarão a 0,5%, e as motos que atualmente recolhem 2% passarão a recolher 1% de I.P.V.A de todos independentemente do mês que o veículo for adquirido. Em seguida, na manhã terça-feira (14), o projeto de lei foi protocolado na Assembléia Legislativa ficando no aguardo da votação. Vindo ser aprovado nesta quarta-feira.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)