Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 - 11h55
Os impactos negativos causados por inundação de áreas com a cheia dos rios em Rondônia motivou o deputado Edson Martins (PMDB) – 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa – a indicar ao governo do Estado a constituição de um “Grupo de Enfrentamento de Crise em Tempos de Enchentes e Estado de Emergência”. Ele considerou, especialmente, o isolamento a que estão submetidas, devido às cheias dos rios, as populações de Guajará Mirim, Nova Mamoré e do distrito de Nova Dimensão.
Na indicação que encaminhou hoje (19), através da Mesa Diretora da Assembleia, o parlamentar propõe que a composição desse grupo englobe os poderes do Estado e órgãos administrativos federais, estaduais e municipais.
- As consequências das cheias dos rios tem repercutido negativamente com a interrupção dos acessos rodoviários, com o isolamento de pessoas que necessitam, urgentemente, dos itens básicos de sobrevivência. As cidades estão desabastecidas dos gêneros de primeira necessidade, tais como, alimentos, remédios, combustível e tantos outros.
Novas alternativas de acesso
O deputado Edson Martins levou ainda em consideração em sua justificativa, além das perdas materiais, a possibilidade de perdas humanas em situações B interrupção da atividade econômica das áreas inundadas; a contaminação por doenças de veiculação hídrica como leptospirose, cólera; a contaminação da água pela inundação de depósitos de material tóxico, assim como a estações de tratamentos entre outros.
O Grupo de Enfrentamento poderá, inclusive, tratar sobre a abertura de novas vias de acesso aos referidos municípios e adjacências para que possibilite a chegada dos já citados itens de primeira necessidade para a população.
Fonte: Ivalda Marrocos
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)