Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado pede gratificações para militares que atuam em situações de risco


  
Transferências, operações arriscadas, locais de trabalho insalubres. Esses fatores são comuns na vida dos policiais militares em Rondônia. A atividade, altamente estressante, deve ser remunerada de acordo com a situação. Como forma de tentar amenizar essa realidade, o deputado Wilber Coimbra (PSB) reiterou três indicações ao Governo do Estado. 

A primeira delas trata do Adicional Operacional de Localidade (AOL), que garante um auxílio para os policiais e bombeiros que exerçam atividades em localidades consideradas “especiais”, tais como regiões de fronteira e locais com alta taxa de criminalidade.

Outra indicação é a gratificação para policiais que exercem atividades especiais, tais como a Companhia de Operações Especiais – COE, batalhão que age em situações complexas, como rebeliões em presídios e tumultos urbanos.

Aos policiais que fazem guarda nos presídios do Estado,o parlamentar também pediu Adicional de Insalubridade,  já que os mesmos ficam expostos a rebeliões, ameaças de morte e ambiente de trabalho insalubre.

As indicações do parlamentar visam atenuar o desgaste dos policiais, “o mínimo que podemos fazer por nossos policiais é dar-lhes esse reconhecimento em forma de pecúnio. Dinheiro não é tudo na vida, mas certamente vai melhorar a qualidade de vida deles e de seus familiares”, explicou Wilber.

O deputado esclareceu ainda que o Legislativo não tem competência para dar aumento salarial, nem pode obrigar o Executivo a conceder essas gratificações, bem como interferir no regime jurídico do serviço público.   Outro ponto é que a Constituição declara que o Legislativo não pode gerar ônus para outro Poder.  Isso seria uma forma de interferência.

Através de ofícios e várias reuniões com o governador Ivo Cassol, Wilber Coimbra luta desde o início de seu mandato por melhorias para as corporações de militares de Rondônia. “O que podemos fazer é apontar os problemas e indicar as soluções. Cabe ao chefe do Executivo acatá-las ou não. Mesmo assim, esperamos que o governador se sensibilize com a  situação e busque atender os pedidos, que são uma necessidade para a categoria”, destacou Wilber.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)