Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Jean Mendonça apresenta projeto para combater a crise hídrica em Rondônia

Com a criação do Selo "Água Sustentável", o Poder Público reconhecerá empresas e instituições que adotarem práticas exemplares de gestão e economia de água


Deputado Jean Mendonça apresenta projeto para combater a crise hídrica em Rondônia - Gente de Opinião

O deputado Jean Mendonça reafirma seu compromisso com práticas sustentáveis ao apresentar projeto que institui a política estadual de sustentabilidade hídrica em Rondônia. Esta iniciativa busca promover a gestão sustentável dos recursos hídricos, garantir a preservação e recuperação das nascentes e mata ciliares, fomentar o uso racional da água e incentivar a adoção de tecnologias sustentáveis em todo o estado.

De acordo com o deputado Jean Mendonça, o projeto de lei contém diretrizes essenciais para a implementação dessa política, incluindo a promoção de uma gestão integrada e descentralizada dos recursos hídricos, a conservação das bacias hidrográficas e o incentivo a práticas de reuso e economia de água. Além disso, a proposta estimula a adoção de tecnologias sustentáveis para captação e armazenamento de água, bem como a realização de programas educativos sobre a importância da água e sua preservação.

A proposta também estabelece um programa de conservação e recuperação de nascentes, com o objetivo de proteger nascentes e matas ciliares em áreas críticas dos municípios. Outro ponto importante é a obrigatoriedade dos sistemas de abastecimento de água, tanto públicos quanto privados, em adotarem medidas que garantam a eficiência hídrica. Isto pode incluir a instalação de sistemas de reuso de água em novos empreendimentos e a utilização de tecnologias que reduzem o desperdício, além da captação da água da chuva em edificações de grande porte.

Com a criação do Selo "Água Sustentável", o Poder Público reconhecerá empresas e instituições que adotarem práticas exemplares de gestão e economia de água. Com essa iniciativa, o deputado Jean Mendonça sinaliza um avanço significativo na luta contra a crise hídrica em Rondônia, promovendo a conscientização e a responsabilidade na utilização dos recursos hídricos, assegurando um futuro sustentável para as próximas gerações.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) informa que está acompanhando a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17)

Sim” à vida: Cristiane Lopes vota para proteger crianças desde a gestação

Sim” à vida: Cristiane Lopes vota para proteger crianças desde a gestação

Em votação histórica ocorrida nesta semana na Câmara dos Deputados, a parlamentar Cristiane Lopes (União Brasil – RO) votou “sim” a uma emenda que a

Gente de Opinião Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)