Quarta-feira, 15 de julho de 2015 - 08h40
O deputado Jean Oliveira (PSDB) na sua empreitada de querer e cobrar a assistência social digna e adequada para a comunidade de Belmont, reuniu-se, ontem, terça-feira (14), no gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, com secretários estaduais e municipais, para discutir e deliberar sobre três pontos: A reabertura e a manutenção da estrada antiga do Belmont; A abertura da estrada fundiária, a Nova Estrada do Belmont; Auxílio Aluguel para aquelas famílias de Belmont que ainda não voltaram para suas casas depois da grande enchente de 2014 e mora de aluguel na cidade de Porto Velho.

Participaram da reunião o Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão - Sepog, George Braga; Secretário Adjunto de Estado da Assistência Social - Seas, Márcio Antônio; Márcia Alves e Nilton Veloso da Coordenadoria de Licenciamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM; Diretora Executiva da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos – SEAE, Rosana Cristina; Secretário Municipal de Planejamento e Gestão - Sempla, Jorge Alberto Elarrat ; Secretário Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil – Sempedec, Vicente Bessa; Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento – Semagric e a Associação de Mulheres Madre Tereza de Calcutá, e vários moradores da comunidade do Belmont.
Na reunião ficou deliberado que quanto a antiga Estrada do Belmont, a partir de quinta-feira toda estrutura de maquinário reiniciará os trabalhos da reabertura da estrada. Esse trabalho é uma parceria do DER com a Prefeitura de Porto velho por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O compromisso é fazer um trabalho adequado à necessidade do local, com aberturas para o escoamento das águas evitando alagar a estrada.
A estrada fundiária, a Nova Estrada do Belmont, começará a ser construída assim que a Lincença Ambiental estiver concedida. A representante da Sedam na reunião, Márcia Alves, que é a Coordenadora de Licenciamento, explicou sobre todos os documentos necessários para se expedir a licença. O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento comprometeu-se em providenciar todos os documentos e dá entrada no pedido o mais breve possível. A diretora afirmou que de posse do requerimento com todos os documentos a Sedam será célere na expedição da licença ambiental.
Outro ponto discutido na reunião foi sobre a mudança da comunidade do Belmont para casas doadas pelo governo em conjunto habitacional, proposta descartada pelos moradores. A comunidade aceita, caso tenha mudança de local, que seja para uma terra firme próxima, que inclusive isso já é um projeto da Prefeitura que está em estudo.
Quanto ao Auxílio Aluguel para aquelas famílias que ainda não voltaram para suas casas desde a enchente de 2014 e moram pagando aluguel sem condições, a Diretora Executiva da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos – SEAE, Rosana Cristina, explicou que esse atraso se deve a várias questões, como: fraudes, encaminhamento, pelo Banco Central, de cartões de Porto Velho para Guajará e vice-versa e outros. Apesar de todos esses atropelos a diretora comprometeu-se que em torno de 30 dias essa questão estará solucionada, e as famílias que tem direito irão receber normalmente o auxílio.
“Conforme tudo que foi acordado acredito que as questões da comunidade de Belmont serão solucionadas. Vamos acompanhar esse trabalho e cobrar se for necessário, e agradecer a disponibilidade dos secretários para juntos resolvermos a demanda da comunidade do Belmont que vem sofrendo a um longo tempo. Vamos dá um basta nisso e promover uma moradia digna e tranquila para essa comunidade pioneira do nosso município”, disse o deputado Jean Oliveira.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Deputa Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) destinou R$ 2,2 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Nova Londrin
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)