Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Anderson cobra eficiência do Serviço de Inteligência da Sejus para atuar no combate ao crime organizado

Parlamentar expressou preocupação com a fuga de apenados do Instituto Médico Legal


Deputado Anderson cobra eficiência do Serviço de Inteligência da Sejus para atuar no combate ao crime organizado - Gente de Opinião

A fuga de dois apenados de altíssima periculosidade no Instituto de Médico Legal – IML, na última sexta-feira (14), fez o deputado estadual Anderson Pereira (PROS), cobrar mais eficiência do Serviço de Inteligência da Secretaria de Justiça – Sejus, quanto à investigação de apenados, que estariam planejando matar policiais penais em Porto Velho.

Fernando F. S., e Maicon F. S. tinham sido presos junto com mais quatro pessoas flagradas com uma pistola calibre .40 e mais de 100 munições na noite de quinta-feira (13) na Rua Vasco da Gama no bairro Três Marias. Os criminosos tinham fugido do presídio recentemente e estavam planejando matar um policial penal na zona Leste, quando foram interceptados por equipes da Polícia Militar, que efetuaram a prisão da dupla.

A situação chamou a atenção do deputado Anderson quanto a eficiência do serviço de inteligência da Sejus, que até o momento não mostrou nenhum resultado. “Temos um N.I (Núcleo de Inteligência) que não funciona, não comunica as polícias, não investiga, era pra estar nessa investigação e não estava, e isso tem levantado um questionamento sobre sua eficiência. As facções estão planejando a morte de policiais penais, e se depender do serviço de inteligência nossos irmãos de fardas vão correr risco de morte, pois até o momento o N.I não mostrou para o que veio”, destacou Anderson.

Inteligência é produção de conhecimento para auxiliar a decisão. Já a Investigação é levantamento de indícios e provas que levem ao esclarecimento de um fato delituoso. Como se pode ver, a Inteligência visa antecipar-se ao fato, agindo sobre elementos que possam conter o futuro. Já a Investigação surge após o fato, agindo sobre elementos que possam dizer o passado.

“É preciso que tenhamos um serviço de inteligência que de fato funcione, que se antecipe ao crime organizado para evitarmos tragédias e represálias por parte de bandidos contra policiais penais. É melhor se antecipar com inteligência para evitar que seja preciso investigar caso aconteça algo pior”, frisou Anderson Pereira.

O parlamentar vai convidar a equipe do Serviço de Inteligência da Sejus na Comissão de Segurança Pública para debater sobre o trabalho do N.I assim que retornar os trabalhos no período legislativo.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)