Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Alex Redano reforça apoio à Patrulha Rural e destaca avanços no cadastramento de propriedades

Iniciativa do Governo de Rondônia fortalece segurança no campo com uso de tecnologia, mapeamento de rotas e presença policial ativa.


Deputado Alex Redano reforça apoio à Patrulha Rural e destaca avanços no cadastramento de propriedades - Gente de Opinião

Durante evento ocorrido em Ariquemes, de apresentação dos resultados do Programa Segurança Rural, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da segurança nas áreas rurais do estado e destacou os avanços conquistados com a atuação da Patrulha Rural, executada pela Polícia Militar de Rondônia.

"A Patrulha Rural é uma ferramenta fundamental para proteger quem vive da produção agrícola. Com o cadastramento das propriedades e o uso da tecnologia, a polícia chega mais rápido, age com mais precisão e traz mais tranquilidade ao produtor. Vamos continuar apoiando esse trabalho para garantir mais segurança e dignidade ao homem do campo", declarou o parlamentar.

O programa, criado pelo Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), vem transformando a forma como o policiamento é realizado no meio rural. A iniciativa utiliza estratégias modernas e tecnologia para ampliar a cobertura das ações de segurança pública fora dos centros urbanos.

Desde 2023, mais de 2.289 propriedades já foram cadastradas. Cada uma recebe um número de identificação único e uma placa sinalizadora, o que facilita sua localização e acelera o atendimento policial em caso de ocorrências. O objetivo é alcançar 5 mil propriedades cadastradas até o final de 2026, cobrindo todas as linhas rurais da região atendida pelo programa.

Segundo o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Rudinei, a adesão dos produtores tem crescido continuamente, e os efeitos já podem ser sentidos: houve redução significativa nos casos de furtos e roubos, principalmente de veículos e maquinário agrícola.

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital, comparou o programa a uma “Rede de Vizinhos” adaptada ao campo: “É uma estratégia preventiva. Os moradores se organizam em grupos, trocam informações e recebem orientações de segurança. A Polícia Militar participa ativamente, agindo como elo entre a comunidade e o Estado”, explicou.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)