Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

Proposta foi apresentada diante do crescente número de casos de violência contra mulher no Estado.


Indicação foi encaminhada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Indicação foi encaminhada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), a promoção de campanhas educativas nos órgãos públicos com o objetivo de combater a violência contra a mulher. A proposta foi elaborada diante do crescente número de casos de violência de gênero, que continua a ser um grave problema social em Rondônia e no Brasil. 

O deputado estadual Alex Redano destacou que os índices de violência contra a mulher têm aumentado significativamente, e que é urgente tomar medidas preventivas, como as campanhas de conscientização. A ideia é sensibilizar servidores públicos e a sociedade em geral sobre a importância de erradicar esse tipo de violência. 

"É fundamental que todos, desde os servidores públicos até a população, compreendam a gravidade do problema e se empenhem na luta pelo fim da violência contra a mulher. Só com o envolvimento de todos poderemos criar um ambiente mais seguro e justo para as mulheres em Rondônia," afirmou o parlamentar. 

O Estado de Rondônia, conforme dados preocupantes, ocupa uma posição alarmante no ranking nacional de feminicídios, uma triste realidade que necessita de uma ação rápida e eficaz por parte do poder público. Segundo o parlamentar, é essencial que o Estado crie mecanismos mais robustos para combater esses índices. 

"Como representantes do povo, temos a responsabilidade de agir em prol da segurança e do bem-estar das mulheres. Não podemos mais permitir que Rondônia continue sendo um dos líderes nacionais em feminicídios," completou Alex Redano. 

Vale lembrar que, nesta data de 25 de novembro, é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um marco global para a luta contra a violência de gênero. 

"A situação da segurança das mulheres em nosso estado tem se mostrado cada vez mais preocupante. Por isso, é fundamental intensificar as campanhas educativas nos órgãos públicos, que representam apenas uma das muitas ações necessárias para garantir a proteção e os direitos das mulheres. A proposta já foi encaminhada para análise do Executivo, e agora aguardamos a implementação de medidas eficazes que possam, de fato, transformar a realidade das mulheres em Rondônia", encerrou Alex Redano.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)