Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Affonso Cândido apresenta projeto que institui Programa Escola Amigo do Agro


Deputado Affonso Cândido apresenta projeto que institui Programa Escola Amigo do Agro - Gente de Opinião

Está tramitando na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) projeto de lei, de autoria do deputado estadual, Affonso Cândido (PL), que institui o Programa Escola Amigo do Agro na rede estadual de ensino para promover a interação entre os estudantes com a realidade agropecuária rondoniense.

De acordo com Affonso Cândido, o Programa Escola Amiga do Agro envolverá atividades pedagógicas que serão destinadas aos alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas estaduais, para promoção do conhecimento sobre saberes, experiências e o dia a dia dos produtores rurais.

“É o compartilhamento, com a comunidade escolar, de conceitos e informações sobre a produção da agricultura e pecuária e a importância dela para a geração de empregos, renda, produção de alimentos e matérias-primas. São informações sobre as várias etapas da cadeia produtiva no campo”, admitiu o parlamentar.

Cândido afirmou que o projeto de lei prepara o estudante rondoniense  para ser um cidadão comprometido com a segurança alimentar, a defesa agropecuária e a sustentabilidade nas propriedades. “Queremos que os filhos entendam tão bem o campo como seus pais e seus avós", previu.

O programa tem como meta contribuir para a formação acadêmica e experiência social de crianças e jovens, estimular ações de extensão relacionadas ao meio rural, difundir o papel estratégico do agro na construção do desenvolvimento social e econômico no estado e complementar, na prática, a formação dos estudantes com a comunidade rural.

Durante a defesa do projeto, na sessão de terça-feira (15), o parlamentar assegurou que o governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), poderá firmar convênios e parcerias com instituições educacionais, públicas ou particulares, e também com empresas do setor público ou privado.

“Tenho consciência da importância desse projeto e, por isso, peço o apoio dos nobres colegas deputados para a aprovação dele, por representar um grande passo para a modernização da aprendizagem dos nossos estudantes, do ensino fundamental ao médio, ao mesmo tempo que em preservamos o conhecimento tradicional da mulher e do homem do campo”, justificou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)