Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputadas Cristiane Lopes e Rosangela Moro se unem para garantir atendimento psicológico e exames para mães atípicas no SUS

O projeto das deputadas foi apensado ao PL 3124/2023 do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) que foi aprovado na Câmara segue para análise no Senado


Deputadas Cristiane Lopes e Rosangela Moro se unem para garantir atendimento psicológico e exames para mães atípicas no SUS - Gente de Opinião

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 11 de março, o Projeto de Lei 4942/2023, de autoria das deputadas federais Cristiane Lopes (União Brasil – RO) e Rosangela Moro (União Brasil – SP) apensado ao PL principal que assegura às mães atípicas — mulheres que cuidam sozinhas de filhos com deficiência ou doenças raras — o direito a atendimento psicológico, consultas médicas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ser mãe atípica é um ato de amor, mas também um grande desafio. Muitas dessas mulheres enfrentam uma rotina exaustiva de cuidados com seus filhos sem qualquer suporte adequado. Com essa proposta, garantimos não apenas um direito essencial, mas também o reconhecimento da sobrecarga que essas mães carregam diariamente. Nenhuma sociedade pode se considerar desenvolvida se não valorizar a maternidade e o bem-estar dessas mulheres”, destacou Cristiane Lopes.

A realidade das mães atípicas no Brasil é marcada pelo abandono e pela falta de apoio. Dados do Instituto Baresi indicam que 78% dos pais deixam suas companheiras antes de os filhos com deficiência completarem cinco anos, tornando essas mães às únicas responsáveis pelo cuidado. Além disso, 81% das cuidadoras de pacientes com doenças raras são mulheres, sendo que 46% precisaram abandonar seus empregos para se dedicar integralmente aos filhos.

A deputada Rosangela Moro, enfatizou a importância da proposta para aliviar essa sobrecarga. "Essas mães são verdadeiras heroínas, mas não devem carregar esse peso sozinhas. Precisamos garantir que elas tenham atendimento psicológico e acesso a exames médicos para que possam cuidar de si mesmas também. Uma mãe saudável e acolhida tem mais condições de oferecer um cuidado de qualidade aos seus filhos", afirmou.

A proposta altera a Lei nº 8.080/1990, que regula o SUS, para assegurar que essas mães tenham prioridade no acesso a consultas, exames e medicamentos, além de atendimento psicológico gratuito. O objetivo é oferecer suporte emocional e estrutural para que elas possam enfrentar os desafios diários sem comprometer sua própria saúde física e mental.

Agora, com a aprovação na Câmara, o PL 4942/2023 segue para o Senado, onde será analisado antes de se tornar lei. Caso aprovado, o projeto representará um avanço significativo na criação de uma rede de apoio efetiva para mães atípicas, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para elas e seus filhos.

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)