Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Ieda Chaves obtém retorno sobre patrulhamento da Polícia Militar em Jaci-Paraná

Levantamento realizado entre janeiro e agosto de 2024 registrou 460 ações preventivas.


Deputada Ieda Chaves obtém retorno sobre patrulhamento da Polícia Militar em Jaci-Paraná - Gente de Opinião

Em agosto deste ano, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) buscou informações junto à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para acompanhar as ações que vêm sendo realizadas para reforçar a segurança pública no Distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho. Em resposta, o comando do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM) apresentou os resultados positivos da Operação Cosme e Damião, que consiste em um policiamento ostensivo intensificado, com barreiras e abordagens em locais estratégicos.

Sensível e reafirmando seu compromisso com a segurança dos cidadãos, Ieda Chaves reiterou a necessidade de união de esforços para resultados mais eficientes e que contribuam para a melhoria das condições de vida da população, Ieda Chaves disparou: "A segurança é um direito de todos os cidadãos e precisamos trabalhar juntos para garantir a paz e a tranquilidade".

Dados estatísticos apresentados em ofício ao Gabinete Parlamentar mostram uma redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde o início da operação e a presença policial militar nas áreas de maiores índices criminais com ações preventivas e repressivas. Além disso, um levantamento realizado entre janeiro e agosto de 2024 registrou 460 ações preventivas no Distrito, demonstrando o empenho da polícia em garantir a segurança dos moradores.

“Sendo que 90,2% dos registros, ou seja, 415, são de ações preventivas realizadas pelas guarnições do serviço ordinário, além das guarnições da Operação Cosme e Damião e Patrulha Rural”, explicou o diretor executivo da Sesdec, coronel PM Paulo Henrique da Silva Barbosa. Ele informou ainda que a “Operação Cosme e Damião foi iniciada em 2022 e tem sido fundamental para reduzir os índices de criminalidade na região e atua como forma de inibir a ação de criminosos e aumentar a sensação de segurança da população”.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)