Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada federal Cristiane Lopes vota favorável em defesa das pessoas com fibromialgia

Segundo a parlamentar a aprovação do PL 3010/19 é um marco fundamental na busca por uma rede de atendimento mais estruturada e humanizada pelo SUS


Deputada federal Cristiane Lopes vota favorável em defesa das pessoas com fibromialgia - Gente de Opinião

A deputada federal Cristiane Lopes comemorou a aprovação do Projeto de Lei 3010/19, que estabelece diretrizes essenciais para o tratamento e atendimento de pessoas com fibromialgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 9 de setembro de 2024.

Cristiane Lopes destacou o impacto dessa conquista para milhões de brasileiros que convivem diariamente com essa condição debilitante. “Vitória para milhares de brasileiros que convivem com a Fibromialgia! Sei da luta diária. Este é um passo essencial para garantir mais direitos e qualidade de vida a quem enfrenta essa condição diariamente”.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é caracterizada por dores musculares crônicas e generalizadas, associada a sintomas como fadiga extrema, sono não reparador, distúrbios de humor, ansiedade e depressão. De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), entre 2% a 3% da população brasileira, majoritariamente mulheres de 30 a 55 anos, convivem com essa condição. O tratamento envolve medicamentos, atividades físicas e fisioterapia, mas a dificuldade de diagnóstico e o sofrimento contínuo fazem com que pacientes muitas vezes fiquem sem o suporte necessário.

Cristiane Lopes tem sido uma voz ativa em Brasília nessa causa. Além de votar favoravelmente ao PL, ela também é autora do Projeto de Lei 2.227/2023, que visa incluir a fibromialgia com manifestação incapacitante no rol de doenças que independem de carência para concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. 

O projeto ainda está em análise nas comissões, mas Cristiane Lopes mantém uma postura firme e determinada em sua tramitação. “Precisamos garantir que essas pessoas tenham acesso aos seus direitos sem burocracias e enfrentem menos barreiras para receber o suporte adequado,” afirmou.

A atuação de Cristiane Lopes em defesa das pessoas com fibromialgia não começou em Brasília. Durante seu mandato como vereadora em Porto Velho, ela foi autora da Lei nº 2679/2019, que assegura atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia em diversos serviços públicos da capital, mediante a apresentação de laudo médico.

Essa iniciativa foi um avanço significativo para que essas pessoas pudessem ter um dia a dia com menos obstáculos e mais acessibilidade. Agora, com o PL 3010/19 aprovado na Câmara, o texto segue para o Senado. "Vamos manter nossa luta firme para que essa política se concretize o mais breve possível e que os direitos das pessoas com fibromialgia sejam efetivados", concluiu.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)