Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Cristiane Lopes participa do 1º Encontro de Entidades e Representantes do Agro de Rondônia

O Evento teve como objetivo formar novas parcerias que possam atender as demandas do Agro e colaborar para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do agro rondoniense.


Deputada Cristiane Lopes participa do 1º Encontro de Entidades e Representantes do Agro de Rondônia - Gente de Opinião

Com um olhar atento ao desenvolvimento e a geração de empregos e renda para os munícipes do estado de Rondônia e principalmente para o avanço do agronegócio, a deputada federal Cristiane Lopes participou do Primeiro Encontro de Entidades e Representantes do Agro com a bancada federal de Rondônia, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (APROSOJA) e Associação Rondoniense de Municípios (AROM).

O evento aconteceu em Porto Velho e foi realizado com transmissão on-line, com a participação de prefeitos, vereadores, autoridades e lideranças rurais constituídas em associações, sindicatos e outras organizações, além de deputados federais e senadores.

Sobre o evento, a deputada destacou, “que as necessidades de programar melhorias na infraestrutura estadual das estradas, rodovias, mercados importador e exportador, usar de tecnologias adequadas, regularização fundiária, ambiental e fomento a produção, insumos agrícolas, fortalecimento dos corredores de exportação via hidrovia do rio madeira e rodovias federais”.

Na ocasião, Cristiane Lopes também mostrou o seu compromisso com os produtores, e anunciou a conquista da indicação de três milhões de reais para aquisição de maquinários que reforçarão a Agricultura Familiar em distritos de Porto Velho. “O produtor rural rondoniense tem um braço forte, a força de uma mulher guerreira, buscando cada vez mais, fortalecer o agro rondoniense”, ponderou.

Deputada Cristiane Lopes participa do 1º Encontro de Entidades e Representantes do Agro de Rondônia - Gente de Opinião

Hoje sabemos que o Agro movimenta mais da metade da economia nacional. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o setor representa 21,4% do PIB (Produto Interno Bruno). Na Câmara Federal, a deputada faz parte da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), onde tem levantado pautas em benefício do agricultor e forma de contribuir para que a produção não pare, além de buscar soluções e investimentos para Rondônia.

Durante a solenidade os convidados puderam apreciar duas palestras, uma com o ex-deputado Nilson Leitão, assessor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e também, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA) e a outra com Thiago Rocha, consultor de políticas agrícolas estaduais da APROSOJA RO/MT.

Deputada Cristiane Lopes participa do 1º Encontro de Entidades e Representantes do Agro de Rondônia - Gente de Opinião

De acordo com o presidente da AROM e prefeito de Urupá, Célio Lang, o evento foi de extrema importância para promover discussões sobre o fortalecimento do agro do estado porque possibilita mudanças que vão ajudar os produtores, “vemos hoje plantações onde antes não víamos, e também precisamos estimular o diálogo com as instituições bancárias para ajudar cada vez mais nossos produtores, o problema é que não podemos esquecer-nos da BR 364, temos alguns pontos em péssimas condições, o que acaba dificultando a venda do nosso produto", destaca Célio.

Vale ressaltar que Cristiane sempre teve um olhar sensível para os agricultores familiares, até mesmo com as políticas públicas voltadas a eles e existe um compromisso e um comprometimento da parlamentar em contribuir com seu estado, compreendendo as maiores áreas de necessidade e também exaltando as potencialidades.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)