Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Delegacia de PVH recebe comitiva de militares de Brasília


Uma comitiva da Diretoria de Serviço Militar (DSM - órgão setorial de direção do Exército Brasileiro, responsável pelas atividades de serviço militar do Ministério da Defesa, com sede em Brasília-DF) visitou na manhã da última terça feira (12/11/12) a sede da 18ª Junta de Serviço Militar e da 1ª Delegacia de Serviço Militar de Porto Velho. Chefiada pelo General de Brigada JoséDelegacia de PVH recebe comitiva de militares de Brasília - Gente de Opinião Carlos Cardoso, a comitiva foi recepcionada pelo Tenente Julio Cezar Ardohaim – Delegado da 1ª Del SM e pelo Sr. Julio Mercado – Secretário da 18ª JSM, representando também o Prefeito Roberto Sobrinho que é o Presidente da Junta de Serviço Militar de Porto Velho.

A visita de orientação técnica foi para verificar as atividades de serviço militar desenvolvidas pelo município por meio da JSM, a acessibilidade ao serviço militar em Porto Velho, tanto na forma presencial como por meio da rede mundial de computadores (internet); debater aspectos relevantes dos processos e sistemas gerenciados pela Diretoria de Serviço Militar; identificar eventuais problemas e encontrar propostas de soluções; além de colher subsídios para o aperfeiçoamento do Sistema de Serviço Militar. O tenente Ardohaim fez uma explanação aos visitantes sobre as atividades desenvolvidas por sua equipe nos últimos 3 anos, período que esteve a frente da 1ª Del SM, e o Secretário Julio Mercado apresentou uma planilha com os dados numéricos da emissão de certificados militares no ano de 2011 até a presente data, também falou das dificuldades encontradas na função e do processo de informatização da JSM realizada com o apoio da prefeitura.

O tenente Ardohaim falou sobre a participação da Junta de Serviço Militar nas atividades de cunho social realizadas pela administração municipal nos 13 (treze) Distritos de Porto Velho, através do “Projeto Tenda da Cidadania”; o processo de alistamento militar e o aumento do número de jovens que procuram o serviço militar em Porto Velho, depois da implantação de empreendimentos como a construção das usinas do Madeira; a exigência do documento militar pelos empregadores tem obrigado o cidadão a procurar os serviços da 18ª JSM para regularizar sua situação militar, por isso a justificativa do surgimento de filas durante todo o horário de atendimento.

Os militares também percorreram as dependências da Junta de Serviço Militar para acompanhar o trabalho de atendimento ao publico, entrevistaram os cidadãos sobre a forma de atendimento e o tempo de espera para regularizar a situação militar.

Fonte: Meiry Santos/JSM
Fotos: 1ª Del SM


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)