Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defensoria e Faculdade Católica selam parceria



A Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) e a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) assinam convênio para a execução do projeto SUS-Mediado, lançado pela DPE no final do ano passado. A parceria será fechada oficialmente nesta sexta-feira, 01, às 10 horas, em solenidade simbólica a ser realizada na Faculdade Católica.

O atendimento aos assistidos, que tenham qualquer questão relacionada à área da saúde, inicia no dia 28 de julho, das 8 às  11:30 e das 14 às 17:30, no Núcleo de Práticas Jurídicas da FCR  - a entrada será pela Carlos Gomes, subesquina  com a Gonçalves Dias.

O Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Edson de Lima, designou como coordenador para executar o trabalho, o defensor público Bruno Balbé, com apoio de uma assessora e de alunos do curso de Direito da FRC.

 Essa equipe analisará a solicitação do assistido, em seguida, agendará a reunião de conciliação, que ocorrerá uma vez por semana, com a presença do defensor público responsável pelo SUS Mediado, de dois médicos - um da esfera estadual e outro municipal, da Procuradoria Geral do Estado e do Município, além da Defensoria Pública da União (DPU).

A meta da Administração Superior da Defensoria Pública é reduzir em até 90% a judicialização na saúde com a implementação do programa. A instituição quer levar à Justiça apenas os casos de urgência e emergência.

Redução - gastos

A ideia de implantar o SUS Mediado foi efetuada pelo DPGE da época, Antonio Fontoura Coimbra, e pelo então Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, em 2015. O programa foi idealizado pelo defensor público Guilherme Ornelas, que, após conhecer o projeto na DPE-PA, o apresentou à Administração Superior da DPE-RO, sendo acampado de imediato pela instituição, com o apoio do Governador Confúcio Moura.

Além do Pará, o programa já está sendo desenvolvido nas Defensorias Públicas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte.  Marcus Edson de Lima afirmou que o programa contribuirá para atenuar os gastos do Estado, do Município e do Judiciário, beneficiando diretamente o assistido, que terá uma solução rápida e objetiva para o seu problema.

“O hipossuficiente é a razão da nossa existência, por isso ele é a nossa prioridade”, declarou o DPGE, acrescentando que essa medida contribuirá consideravelmente para a melhoria do sistema de saúde de Rondônia.

Fonte: Emilia Araújo - Ascom DPE -RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)