Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

DEBATE NA UNIR: 'PRISÕES POLÍTICAS E CRIMINALIZAÇÃO DA LUTA POPULAR'


DEBATE NA UNIR: 'PRISÕES POLÍTICAS E CRIMINALIZAÇÃO DA LUTA POPULAR' - Gente de Opinião

No próximo dia 26 de fevereiro ocorrerá o Debate: “Prisões políticas e criminalização da luta popular”, na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus José Ribeiro Filho, no Auditório da UAB. A proposta do debate é aproximar o espaço acadêmico das lutas sociais que tiveram seu ápice nas jornadas de 2013 e 2014 que culminaram com dezenas de prisões políticas nos grandes centros urbanos.

O objetivo é debater com os movimentos e instituições sociais sobre a criminalização da luta popular no Brasil e as prisões políticas na atualidade. É uma temática polêmica que remete ao processo de repressão do Estado às lutas sociais por direitos fundamentais e às campanhas para liberdade de camponeses, estudantes, operários e indígenas presos devido a participação em manifestações e outras lutas populares que vem ocorrendo no campo e na cidade nos últimos anos.Em Rondônia há denúncias de prisões políticas de camponeses e operários.

O debate será uma atividade da Disciplina Educação e Movimentos Sociais do Programa de Mestrado em Educação- PPGE da Universidade Federal de Rondônia ministrada pela Prof.ª Dr.ª Marilsa Miranda de Souza, em parceria com o Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia – CEMEHIA/UNIR, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – CEBRASPO, a Associação Brasileira dos Advogados do Povo – ABRAPO e outras organizações classistas e populares.

 O evento ocorrerá com duas mesas: uma as 14:00 e outra as 19:00. Confirmaram presença no debate o Procurador da República Raphael Luís Pereira Bevilaqua; o advogado Gustavo Dandolini, representando a Comissão Justiça e Paz da Diocese de Porto Velho (CJP); a advogada da LCP, Lenir Coelho; representantes de movimentos sociais e estudantis; além da representação de professores da UNIR e do IFRO.

Fonte: Márcio Martins  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)