Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso de certificação fitossanitária capacita fiscais da Idaron


Gente de Opinião

capacitação segue até sexta-feira

O VII Curso de Certificação Fitossanitária de Origem/Consolidado (CFO-CFOC) teve sua abertura na noite de ontem (14) no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Rolim de Moura. O curso tem 66 inscritos do setor privado e mais 22 fiscais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e segue até a próxima sexta-feira (18).

O curso, que terá parte teórica, prática e avaliação de conteúdo, visa capacitar e habilitar engenheiros agrônomos para a emissão de CFO e CFOC de vegetais, potenciais hospedeiros de pragas quarentenárias. Os participantes serão habilitados em nematoide das galhas e ácaro vermelho das palmeiras.

O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, conta que ele e família vieram para Rondônia depois que o nematóide destruiu as lavouras de café no Paraná. “Nós fugimos dessa praga, mas agora é diferente. Aqui, nós estamos enfrentando o nematóide”, fala.

Ele também ressalta os investimentos que o Governo do Estado está fazendo para revitalizar a cafeicultura em Rondônia. “O café tem a vantagem que não inibe outra cultura. O produtor rural pode plantar café e produzir outras coisas”.

Para o fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Mato Grosso e palestrante do curso, Omar Roberto da Silveira, esse curso é importante para firmar a parceria entre o setor público e o setor privado. “Sozinho, o setor público não consegue atender à demanda e por isso foi criado o CFO”.

A diretora do campus da Unir em Rolim de Moura, Dalza Gomes, complementa dizendo que o controle sanitário passa pela capacitação dos técnicos e engenheiros agrônomos do setor privado.

A gerente de Defesa Vegetal da Idaron, Rachel Barbosa, explica que a Agência realiza o curso para promover uma relação mais próxima com quem está produzindo e dar garantia de qualidade sanitária. “A gente está promovendo a prevenção. Entre os fatores que podem comprometer a produção está o uso de uma muda sem qualidade sanitária”, fala.

Ela também destaca que essa aproximação é benéfica para os dois lados. “Eles mudam a imagem que têm da Idaron, ele veem que não estamos aqui só para reprimir”, finaliza.


Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)