Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Crise hídrica torna revitalização da BR-319 imprescindível, diz Mariana Carvalho


Crise hídrica torna revitalização da BR-319 imprescindível, diz Mariana Carvalho - Gente de Opinião

A pré-candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho, destacou esta semana a crescente importância da BR-319, que conecta a capital de Rondônia a Manaus (AM), para o desenvolvimento dos dois estados. Segundo ela, a crise hídrica tem reduzido significativamente o transporte de produtos pela hidrovia do Madeira, acentuando a necessidade de alternativas rodoviárias confiáveis.

"Rondônia pode enfrentar uma situação crítica de isolamento por água, terra e ar. A solução para este problema precisa contar com um esforço político significativo junto à bancada federal rondoniense e parcerias com outros órgãos", afirmou Mariana Carvalho.

No dia 11 de junho, Mariana participou de uma audiência pública na Câmara Federal em Brasília, com o tema "Transporte aéreo de passageiros na Região Norte: problemas e soluções". Acompanhada pelo deputado federal Maurício Carvalho, ela debateu a falta de voos em Rondônia e na região, defendendo o retorno dos voos e criticando as altas tarifas e a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas.

"A falta de transporte aéreo adequado impacta diretamente a economia de Rondônia e Porto Velho, além de prejudicar gravemente a saúde dos cidadãos. Muitos que precisam viajar para tratamento médico fora de Rondônia acabam desistindo devido ao custo elevado das passagens aéreas ou ao medo de acidentes na BR-364, se optarem por transporte viário. É uma situação alarmante", declarou a pré-candidata.

Em relação à crise hídrica, Mariana destacou que o tema está sendo discutido com a atual administração municipal. Ela afirmou que os impactos dessa crise serão diminuídos assim que o município concluir o processo de escolha da empresa responsável pelas obras de saneamento básico.

“A prefeitura de Porto Velho, sob a orientação do prefeito Hildon Chaves, anunciou recentemente medidas para enfrentar a crise hídrica, que incluem a escavação de poços nos distritos do Baixo Madeira, a compra de água para distribuição na mesma região e a locação de caminhões-pipa para abastecer a cidade”, informou Mariana, acrescentando que “além disso, o prefeito manifestou preocupação com a possível falta de combustíveis, aumento de preços e até desabastecimento em Porto Velho e no estado, indicando que a administração municipal está atenta e tomando medidas para amenizar esses riscos. Apesar de a responsabilidade pela distribuição de água ser da CAERD, a prefeitura está contribuindo com soluções para apoiar a população durante este período crítico”, concluiu.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)