Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CREMERO, Semusa e Sesdec tratam das agressões nas UPAs


 
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (CREMERO) promoveu na tarde da última segunda-feira (21) uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Rondônia (Sesdec) para tratar de um problema que vem ocorrendo dentro das unidades de saúde da capital: a agressão ao profissional de saúde. A reunião aconteceu dentro na Sesdec e contou com a participação do secretário de segurança e delegado de polícia, Antônio Carlos dos Reis, do secretário adjunto de segurança e coronel da PM, César Adilson Bandeira Pinheiro, do presidente e vice-presidente do CREMERO, Dr. Cleiton Bach e Dr. Andrei Leonardo, respectivamente, do secretário adjunto da Semusa, Dr. José Carlos Coutinho e do advogado do Conselho, Dr. Marcos Alves.

Na oportunidade foram relatados à Sesdec os últimos casos de agressões ocorridos nas Unidades de Pronto Atendimento, assim com em outras unidades de saúde, a exemplo das policlínicas José Adelino e Ana Adelaide, onde recentemente foi registrado outro caso de agressão. Um paciente, que não possuía documentação em mãos, se exaltou e ameaçou a uma médica que atendia na unidade neste último domingo (20). Testemunhas relataram que logo depois do ocorrido, outro homem teria ido ao local e ameaçado a profissional. Devido aos fatos, a policlínica Ana Adelaide teria interrompido os atendimentos e fechado as portas.

Esta é a terceira vez que o Conselho participa de reuniões com a Secretaria de Segurança, além de reunião com o comando geral da Polícia Militar. “Infelizmente casos como estes são cada vez mais comuns. O que todos devem entender é que tanto a população quanto os profissionais que atendem nas unidades são reféns de um sistema de saúde inoperante. A violência não resolve, pelo contrário, ela retarda o atendimento de quem mais precisa que é o paciente” declarou Cleiton Bach.

Durante a reunião, o secretário de segurança prometeu aumentar o patrulhamento nas proximidades das unidades de saúde. “Iremos aumentar o policiamento nestas regiões. A minha sugestão é que estes policiais passem de hora em hora nas UPAs. A figura do policial nas unidades inibe qualquer tipo de violência e dá mais segurança tanto para os médicos quanto para a população” afirmou Antônio Carlos dos Reis.

O CREMERO enviará a Sesdec um documento relatando os acontecimentos, assim como um detalhamento da demanda, com os locais a serem patrulhados, dias e horários de picos entre outros. O secretário adjunto da Semusa, Dr. José Carlos Coutinho também se comprometeu em instalar portas de vidro opaco, para isolamento do local de espera e câmeras de vídeo.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)