Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cremero participa do I Fórum de Médicos de Fronteira



O evento, que aconteceu neste último dia 21 de junho, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM) em Brasília, também contou com a participação do presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), Dr. Cleiton Bach e Dr. Andrei Leonardo.Cremero participa do I Fórum de Médicos de Fronteira - Gente de Opinião

Dentre os diversos assuntos abordados, destacaram-se a questão da atuação dos profissionais da medicina e também da migração destes profissionais para estas áreas que fazem fronteiras com outros países, como também questões referente a validação de diplomas e formação dos profissionais médicos na América Latina. 

A coordenadora da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira, Dilza Terezinha Ambrós Ribeiro apresentou, juntamente com o presidente do CFM, Dr. Carlos Vital Tavares, os principais desafios enfrentados pelos médicos que atuam nestas regiões. São exatos 15,7 mil quilômetros de fronteiras, onde vivem mais de três milhões e meio de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante o fórum foram apresentados dados alarmantes, que preocupam a classe médica. Dos 122 municípios fronteiriços, 48 não possuem nenhum hospital geral. “Sabemos que não haverá solução para o déficit de médicos em locais distantes caso não haja empenho do governo federal em melhorar as condições de trabalho nestas localidades e implementar uma carreira de estado para os profissionais” destacou Dr. Cleiton Bach.

Em Rondônia, os municípios de Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Cabixi, Costa Marques, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho e São Francisco do Guaporé, fazem fronteira com a Bolívia. Destes, a pior situação segundo as últimas fiscalizações do Conselho é encontrada nas cidades de Costa Marques e Guajará-Mirim. “Além da falta de estrutura das unidades, ainda tem o sério problema da falta de médicos. Ainda bem que a população pode contar com o apoio das Forças Armadas nestes locais, pois os municípios não possuem condições de cumprirem com o seu papel de prover a saúde” alertou Dr. Andrei Leonardo.

De um modo geral, durante uma radiografia apresentada no evento, constatou-se que os principais problemas são: falta de leito de internação, postos de saúde, profissionais, laboratórios, aparelhos para diagnósticos, medicamentos, dentre outros. Ao todo, 122 municípios brasileiros fazem fronteira com outros países.

O CFM também apresentou avaliação da situação epidemiológica nestas regiões. A malária, tuberculose e a hanseníase foram algumas doenças apontadas no estudo. Esta última, com maior incidência em Alto Alegre dos Parecis.

Fonte: Renata Vannier

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)