Terça-feira, 28 de abril de 2009 - 19h20
Para constatar o cumprimento da recomendação dada pelos Ministérios Público Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado de Rondônia (MPRO) para coibir discriminação no uso de elevadores, os coordenadores da Campanha É Criminoso Discriminar, procuradores da República Ercias Rodrigues de Souza e do Trabalho, Damaris Ferraz Salvioni realizaram ontem (27) vistoria em prédios público e residencial da Capital, Porto Velho.
Em um dos prédios vistoriados, o residencial Maison Chamounix, um dos maiores da cidade, com 22 andares e dois elevadores, o material informativo da campanha alertando que o elevador social é para ser usado por todas as pessoas não se encontrava afixado em local de fácil visibilidade para moradores e trabalhadores do edifício, como recomendado pelos órgãos ministeriais. A síndica, Aurimar Oliveira, disse aos procuradores que o material se encontrava no escritório, e que vai realizar em breve, uma assembléia para dar conhecimento aos condôminos da recomendação.
No edifício do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, os procuradores Ercias Rodrigues e Damaris Ferraz constataram que os elevadores existentes são de uso comum a todos: conselheiros, servidores, público em geral. Na oportunidade foi informado aos coordenadores da Campanha que o elevador existente no prédio anexo, onde se localizam os gabinetes dos membros da Corte de Contas do Estado, apesar de constar no projeto de construção como exclusivo para os conselheiros é usado por todos indistintamente.
Para os procuradores Ercias Rodrigues e Damaris Ferraz, a utilização dos elevadores nos prédios do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é um exemplo a ser seguido pelos demais prédios públicos do Estado. Na Corte de Contas, além do acesso livre aos elevadores, o material da campanha está disponibilizado como recomendado, ou seja, em locais onde possam ser visualizados com facilidade por todos.
A visita aos edifícios realizada no dia de ontem (segunda, 27/04) fez parte de mais uma etapa da campanha É Criminoso Discriminar, lançada pelos Ministérios Público Federal (MPF), do Estado de Rondônia (MPRO) e do Trabalho (MPT), em 31 de março, para conscientizar sobre a igualdade de acesso no uso do elevador social e combater a discriminação com os trabalhadores domésticos e prestadores de serviço.
A campanha É Criminoso Discriminar está sendo disseminada por meio de cartazes e panfletos distribuídos em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, cidades em que há verticalização, com a construção de prédios residenciais, comerciais e públicos. A campanha também tem parceria das rádios da Capital que estão veiculando uma mensagem radiofônica alertando sobre esta forma de preconceito.
Fonte: Ascom PRT 14/MPF-RO/MPRO
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)