Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cooperativismo está presente em 60% dos municípios de Rondônia


 
Nesta quinta-feira, 15 de outubro, será comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo

A crise financeira mundial permitiu o avanço das cooperativas de crédito no 1º semestre de 2009. Esta é a conclusão que pode-se chegar ao verificar que em Dez/08 as cooperativas de crédito brasileiras administravam 1,7% dos ativos do Brasil e dados de jun/09 dão conta do aumento desta participação para 1,9% do mercado. Em junho, as cooperativas e os bancos cooperativos administravam ativos totais de R$ 62,4 bilhões.

Em Rondônia, a estimativa é de que 60% dos municípios do estado tenham a presença de cooperativas. O índice é considerado positivo por Gilberto Borgio, presidente do Sistema Credisis – Sistema de Crédito Cooperativo do Noroeste Brasileiro – que possui cooperativas em 19 municípios de Rondônia e em Rio Branco, no Acre.

“Temos um amplo desenvolvimento cooperativista nos estados do sul, berço do cooperativismo brasileiro, onde o movimento existe há um século. Mas se considerarmos que em Rondônia o cooperativismo existe há menos de vinte anos, pode-se dizer que estamos no caminho certo”, avalia Gilberto Borgio.

O presidente do Sistema Credisis analisa que os municípios com presença de cooperativas apresentam desenvolvimento maior em relação aos demais. Borgio explica que no caso das cooperativas de crédito, o principal motivo é o de que todo o dinheiro movimentado nas contas dos cooperados permanece na cidade e é convertido em novos investimentos e geração de negócios e empregos dentro da região.

“O cooperativismo é transformador, ele muda a realidade para melhor, de uma forma muito mais ampla para toda a sociedade, e também muito mais rápida do que acontece com uma empresa”, diz Borgio. “O Sistema Credisis existe há 10 anos e surgiu da união de um grupo de empresários do ramo do agronegócio e um capital de aproximadamente 100 mil reais. Hoje temos centenas de cooperados e um capital que ultrapassa os 120 milhões de reais”, exemplifica.

O envolvimento das cooperativas em programas de responsabilidade social também é citado por Gilberto Borgio. Um exemplo é a Fundação Ji-Cred de Ji-Paraná com os programas: Ceasa, Aeroporto, Artesan, além do Espaço Social Sonho Meu, que atende 160 crianças e jovens, e está em seu terceiro ano de funcionamento. “Os resultados no campo social são motivo de grande orgulho para diretores e cooperados, temos a certeza que estamos conseguindo transformar a realidade de centenas de famílias, para melhor”.

Comemoração

A comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo acontece sempre na terceira quinta-feira de outubro - que neste ano será no dia 15 - e é reservada para celebrar um movimento que tem crescido continuamente no Brasil e no mundo. Em todo o país, a comemoração este ano terá um ponto em especial: a nova legislação do setor, a Lei Complementar 130, sancionada em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Essa nova legislação estimula a criação de novas cooperativas nos 13 ramos do cooperativismo”, assegura Gilberto Borgio. “Agora temos uma legislação que é uma das mais modernas em todo o mundo”, explica. O cooperativismo de crédito tem uma participação de aproximadamente 2% do mercado financeiro nacional.

Hoje, o Brasil totaliza 1.453 cooperativas de crédito, que, por mês, movimentam RS 22 bilhões em operações. “Ainda temos muito para crescer, mas podemos dizer que Rondônia está à frente de muitos outros estados, principalmente na região norte do país”, conclui Borgio. 

Fonte: Edna Okabayashi

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)