Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Construção civil aquece o mercado de trabalho em Rondônia


 
"Isso se deve a dois grandes projetos do Governo Federal no estado, que é a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. A expectativa é que em seis meses serão 25 mil contratações", destacou o ministro Lupi.

A Superintendência Regionnal do Trabalho e Enprego/RO, informou que, segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério do Trabalho – MTE,  “Rondônia gerou 1.598 empregos com carteira assinada em fevereiro, equivalente a um crescimento de 0,95% sobre o estoque do mês anterior. O saldo foi recorde na abertura de postos de trabalho e destaque entre os estados da Região Norte. No ranking por unidade da federação, Rondônia ocupa a oitava posição, segundo os dados de fevereiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado na última semana pelo mininistro Carlos Lupi.” 

Na matéria veiculada pela Assessoria de Imprensa do MTE é citado que “no acumulado do primeiro bimestre, a variação positiva de 1,59% é resultante dos 2.658 empregos abertos com carteira assinada; em doze meses, foram 6.895 postos, equivalentes à expansão de 4,23%. 

Os setores que mais contribuíram para esta geração de postos celetistas em fevereiro de 2009 foram a Construção Civil e de Serviços: juntos, foram responsáveis por 1.866 contratações. Com alta de 8,16%, somente a Construção Civil contratou 1.010 pessoas. No ano, foram 1.758 registros (15,14%) e em doze meses, 3.985, variação positiva de 54,45%. Já o segmento de Serviços foi impulsionado pelos subsetores de ensino e alimentação, com 314 e 299 contratações, respectivamente.”

"Isso se deve a dois grandes projetos do Governo Federal no estado, que é a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. A expectativa é que em seis meses serão 25 mil contratações", destacou o ministro Carlos Lupi.

“Com expansão mais tímida, Indústria da Transformação; Serviços de Utilidade Pública, Administração Pública e Agropecuária foram responsáveis pela abertura de 230 postos.

Por outro lado, o setor de Comércio amargou baixa de 495 vagas no período. Na movimentação do mês, foram 2.472 desligamentos nos segmentos varejista e 454 no atacadista, contra um total de 2.431 admissões.”

A matéria da Assessoria de Imprensa do MTE obeserva que “a capital Porto Velho foi a que mais criou vagas formais no estado, foram  1.154 em fevereiro, uma alta de 1,71%; seguido por Cacoal (163) e Ariquemes (151)” e que, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregrados – CAGED, “em fevereiro, foram gerados 9.179 empregos com carteira assinada no país, representando um crescimento de 0,03% sobre o estoque de assalariados celetistas do mês anterior.  Após três meses consecutivos de resultados negativos, o resultado demonstra importante reação do mercado de trabalho formal brasileiro”.

 
Fonte: Ascom/SRTE-RO

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)