Segunda-feira, 23 de março de 2009 - 13h28
"Isso se deve a dois grandes projetos do Governo Federal no estado, que é a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. A expectativa é que em seis meses serão 25 mil contratações", destacou o ministro Lupi.
A Superintendência Regionnal do Trabalho e Enprego/RO, informou que, segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério do Trabalho MTE, Rondônia gerou 1.598 empregos com carteira assinada em fevereiro, equivalente a um crescimento de 0,95% sobre o estoque do mês anterior. O saldo foi recorde na abertura de postos de trabalho e destaque entre os estados da Região Norte. No ranking por unidade da federação, Rondônia ocupa a oitava posição, segundo os dados de fevereiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado na última semana pelo mininistro Carlos Lupi.
Na matéria veiculada pela Assessoria de Imprensa do MTE é citado que no acumulado do primeiro bimestre, a variação positiva de 1,59% é resultante dos 2.658 empregos abertos com carteira assinada; em doze meses, foram 6.895 postos, equivalentes à expansão de 4,23%.
Os setores que mais contribuíram para esta geração de postos celetistas em fevereiro de 2009 foram a Construção Civil e de Serviços: juntos, foram responsáveis por 1.866 contratações. Com alta de 8,16%, somente a Construção Civil contratou 1.010 pessoas. No ano, foram 1.758 registros (15,14%) e em doze meses, 3.985, variação positiva de 54,45%. Já o segmento de Serviços foi impulsionado pelos subsetores de ensino e alimentação, com 314 e 299 contratações, respectivamente.
"Isso se deve a dois grandes projetos do Governo Federal no estado, que é a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. A expectativa é que em seis meses serão 25 mil contratações", destacou o ministro Carlos Lupi.
Com expansão mais tímida, Indústria da Transformação; Serviços de Utilidade Pública, Administração Pública e Agropecuária foram responsáveis pela abertura de 230 postos.
Por outro lado, o setor de Comércio amargou baixa de 495 vagas no período. Na movimentação do mês, foram 2.472 desligamentos nos segmentos varejista e 454 no atacadista, contra um total de 2.431 admissões.
A matéria da Assessoria de Imprensa do MTE obeserva que a capital Porto Velho foi a que mais criou vagas formais no estado, foram 1.154 em fevereiro, uma alta de 1,71%; seguido por Cacoal (163) e Ariquemes (151) e que, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregrados CAGED, em fevereiro, foram gerados 9.179 empregos com carteira assinada no país, representando um crescimento de 0,03% sobre o estoque de assalariados celetistas do mês anterior. Após três meses consecutivos de resultados negativos, o resultado demonstra importante reação do mercado de trabalho formal brasileiro.
Fonte: Ascom/SRTE-RO
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)