Terça-feira, 1 de setembro de 2015 - 21h56

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) iniciou, na segunda-feira última (31), uma agenda de visitações pelos hospitais da rede pública do Estado intensificando a rotina de fiscalização que o órgão desenvolve. Em função das recentes denúncias feitas pelos usuários dos principais hospitais públicos de Porto Velho, e a maior concentração das reclamações direcionadas para o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, a equipe de fiscalização, acompanhada de seus conselheiros, avaliou as condições estruturais do citado hospital e constatou, em primeiro plano, a total precariedade.
As averiguações também focaram em pontos primordiais para a boa acomodação dos pacientes. Em relatório, foi especificada a falta de espaço físico salubre para a acomodação digna dos pacientes, considerando que alguns destes foram encontrados, durante a visita, repousando no próprio chão do hospital. Outros também foram “jogados” em cadeiras e macas de ferro no espaço denominado área externa do Hospital.

Para os fiscais do Coren-RO, dentre outras irregularidades também está a distribuição feita pelo setor de recursos humanos, apresentando insuficiência para o atendimento à demanda. De acordo com as informações, a equipe de enfermagem é insuficiente para o quantitativo de pacientes. A falta de vagas para os pacientes que se encontram na emergência com indicação de internação, ou com encaminhamento para a internação no Hospital de Base, também é um ponto caótico.
Essas questões, de acordo com declarações da presidente do Coren-RO, Ana Paula Cruz, significam grande desrespeito ao paciente que se submete a situações vexatórias, sem privacidade durante o atendimento emergencial e internação. “Muitas pessoas, com suas dores, ficam espalhadas pelos corredores do hospital da forma mais indigna possível. Constrangidas pela exposição a que são jogadas. Isso tudo é um grande desrespeito”, argumenta Ana Paula salientando ainda que isso também se trata de um desrespeito às normas técnicas de insalubridade, ergometria e segurança para os profissionais de enfermagem, com sobrecarga de trabalho, dentre outros aspectos.
.jpg)
Durante a visita dos fiscais e conselheiros do Coren-RO ao Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II alguns pacientes reclamaram das condições desumanas a que foram jogados. “Quebrei minha perna, em um acidente de trânsito, e estou aqui nessa maca, ao lado de um tambor de lixo. Ontem alguns pacientes estavam jogados pelo chão, durante a noite. Dormiram ali mesmo”, desabafa um paciente que preferiu não ter seu nome divulgado.

Fonte: Ascom/Coren-Ro
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputa Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) destinou R$ 2,2 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Nova Londrin

Alex Redano solicita operação tapa-buracos em rodovias na região central de RO
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando, em caráter de urgência, a realização de oper

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO
O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)