Segunda-feira, 25 de maio de 2009 - 17h19
O prefeito Roberto Sobrinho reuniu-se nesta segunda-feira (25), por mais de uma hora, com representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Assentamento Joana Darc, localizado na margem direita do rio Madeira, nas proximidades do distrito de Jacy-Paraná. Os agricultores elencaram uma série de reivindicações, como melhorias nas estradas e no atendimento à saúde, transporte e educação. Na ocasião, eles foram convidados a participar, nos dias 11, 12 e 13 de junho, do lançamento do Mutirão Arco Verde, que em Porto Velho será realizado na Escola Estadual Marcelo Cândia, bairro Marcos Freire, com a participação de aproximadamente mil agricultores da Capital.
O mutirão marca o início dos trabalhos do Mutirão, que será realizado por órgãos federais, estadual e municipal. O mutirão vai marcar o início do programa Terra Legal, do Governo Federal, voltado para a regularização fundiária das terras da Amazônia.
Participam do Mutirão, representantes do Incra, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, INSS, órgãos voltados para a proteção ao meio ambiente e de desenvolvimento da agricultura das três esferas de Governo, Saúde e Educação, entre outros setores.
O Mutirão tem por objetivo dar um apoio para os municípios onde foram registrados altos índices de desmatamento, entre os quais estão incluídos Porto Velho, Machadinho do Oeste e Pimenta Bueno, em Rondônia. Será montada uma exposição para mostrar o potencial agrícola do município. Através do telão, os participantes vão assistir a um discurso do presidente Luís Inácio Lula da Silva sobre o Programa Terra Legal.
Para Roberto Sobrinho, a ocasião será propícia para resolver boa parte dos problemas apresentados pelos agricultores do Joana Darc. Vamos ter a oportunidade de reunir representantes de órgãos importantes com poder de decisão para dar solução às demandas não só dos moradores deste assentamento como de outras áreas do município, explicou o prefeito.
Durante o Mutirão, será iniciado o cadastramento de agricultores para os trabalhos de regularização fundiária de áreas da União que estão dentro do município. Os agricultores também vão participar de palestras sobre assuntos diversos, como criação de peixes, agricultura sustentável, assistência técnica, pesquisa, acesso a crédito agrícola etc. Os participantes também terão oportunidade para encaminhar processos de aposentadorias e documentos, entre outros serviços.
Além de convidar os agricultores do Joana Darc para o Mutirão do Arco Verde, o prefeito anotou as reivindicações do Conselho dos moradores, para verificar as condições de atendimento das demandas que estão ao alcance da Prefeitura.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)