Sexta-feira, 11 de setembro de 2015 - 12h33
A BR-319, que liga Porto Velho a Manaus (AM), deve ser recuperada integralmente para continuar cumprindo seu papel estratégico para os Estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e ao País como um todo. A avaliação é do governador Confúcio Moura.
Ao defender a reativação da rodovia, o governador disse que as demandas ambientais foram atendidas e que o bioma amazônico não foi afetado. Ele acrescentou que as populações tradicionais também serão beneficiadas se a estrada voltar a funcionar plenamente.
Para Confúcio Moura, a BR-319 é um modal que apresenta vantagens para o estado, que tem vocação para a produção de alimentos. O funcionamento desta via, conforme ele, abrirá frentes para o mercado com a Venezuela, que pode ser abastecida com produtos regionais.
Sobre a situação atual da rodovia, o governador disse que há trechos que necessitam de recomposição asfáltica e que este trabalho foi anunciado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) recentemente. Confúcio destacou que conhece a história da rodovia e chegou a viajar até Manaus, de carro. “Foi uma experiência fantástica. Tudo ocorreu bem. É uma obra de grande valor para o País”, acentuou.
A BR-319 foi construída nos anos 70 pelos governos militares para integrar a Amazônia ao restante do País. Por uma década foi fundamental para o transporte de cargas e passageiros entre Manaus e Porto Velho. No auge da operacionalidade, era possível ir de uma capital a outra em 12h. Atualmente, as viagens não demoram menos que 48h.
O governo Federal tem feito investimentos na recuperação de trechos, no Amazonas, mas enfrenta resistência de ambientalistas que indicam danos ao ecossistema como entrave para a liberação da rodovia em sua totalidade.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Cléris Muniz/Agência ImagemNews
Secom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)