Quinta-feira, 12 de junho de 2014 - 12h40
Estão abertas as inscrições para o Primeiro Concurso Estadual de Videoaulas da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc). O concurso é destinado a alunos da rede estadual e, segundo o coordenador do concurso, Augusto Branco, tem uma proposta inovadora de serem os próprios estudantes a darem as aulas. Os jovens vencedores serão premiados. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site da Seduc. O envio das filmagens tem o prazo final até o dia 12 de julho.
Idealizado pelo secretário Emerson Castro, o concurso oferece a oportunidade aos jovens de darem a aula à sua maneira. Augusto lembra que, de algum modo, os estudantes já têm este tipo de experiência quando apresentam trabalhos e seminários em sala de aula. “A diferença é que agora estas aulas ministradas pelos estudantes serão gravadas e poderão ganhar o mundo através da internet”, explica.
Para participar do concurso, os estudantes deverão filmar as aulas, publicar no YouTube e enviar a URL (endereço eletrônico do vídeo) para o e-mail facescola@seduc.ro.gov.br, juntamente com a ficha de inscrição e declaração de matrícula, conforme edital.
O concurso possui três categorias: ciências humanas (português, inglês, história, geografia, filosofia, sociologia), ciências exatas (matemática, física, química), e ciências biológicas (biologia, educação física, programas de Saúde). As videoaulas poderão ser gravadas até mesmo com telefone celular e elaboradas de forma individual ou em grupos de até três estudantes, com orientação de um professor.
As inscrições para o concurso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de julho deste ano. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora e as melhores videoaulas serão submetidas à votação popular na rede Facescola, que, de acordo com o Augusto, já conta com mais de 50 mil estudantes de Rondônia.
Premiação
Os estudantes vencedores de cada categoria serão premiados com tablets, participarão de diversas atividades culturais e terão seus trabalhos apresentados no Primeiro Seminário de Educação, Comunicação e Tecnologia, realizado nos dias 7 e 8 de agosto no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho. Os professores orientadores dos trabalhos vencedores também serão premiados com um final de semana em hotel resort com direito a acompanhante.
Com este concurso, a Seduc aproxima-se ainda mais do ambiente dos estudantes, que vivem a era da interação na internet, transformando-os em agentes ativos no processo educacional, além de estimular o desenvolvimento de habilidades de docência e de comunicação social entre os jovens de Rondônia, enriquecendo as atividades escolares e descobrindo talentos.
Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Assessoria Seduc
Decom - Governo de Rondônia
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)