Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comunidades da zona sul cobram melhorias no atendimento médico



Líderes comunitários apresentaram na sexta feira, 24/04, durante audiência com o secretário municipal de saúde, Wiliames Pimentel, uma extensa pauta de reivindicação onde cobram melhorias no atendimento médico aos moradores da zona sul da capital.

O presidente da Agromviga, Associação de Agricultores e Moradores da Viçosa e Garça, Lazaro Costa e o presidente do G14,*, Vínicius Meireles e o senhor Francisco Emídio( KIM), solicitaram de imediato ao secretário a conclusão das obras de reforma da policlínica Manoel Amorim de Matos. Eles reivindicaram ainda, a ampliação no número de especialidades médicas, medicamentos e a construção de mais um posto de saúde para aquela região da cidade.

O secretário anunciou para breve, segundo ele, a conclusão das obras de reforma da policlínica Amorim de Matos. Ele também garantiu aos líderes comunitários que o município já está planejando a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento-(UPAs-) para a zona sul.

Sobre a solicitação para ampliar o número de agentes de saúde para a zona sul, o secretário garantiu que o município vai contratar os candidatos aprovados no último concurso para esta função.

Lázaro Costa, e Vinícius Meireles, cobraram também, em nome da população das comunidades da Colônia Viçosa, portal do oriente, Buriti, Areia Branca, Igarapé Fundo, Colônia dos japoneses e ramal Remopel, a construção de um posto de saúde para atender estas comunidades que estão no entorno da cidade.

A população destas localidades nunca recebeu a atenção devida do poder público. Desde a fundação dessas colônias há mais de 40 anos, que o serviço médico é precário. Nunca se construiu um posto de saúde, para atender essa população, e isso não pode mais continuar, e é por isso estamos cobrando do senhor secretário de saúde a construção de uma unidade de saúde para atender hoje uma população de mais de 20 mil habitantes, reivindica Lázaro.

Eles solicitaram ao secretário um atendimento itinerante enquanto não se constrói o posto de saúde.

O secretário ao final do encontro confirmou que no dia 24/05, fará uma visita a estas localidades onde irá escolher o local para construção do posto de saúde.

*O G14, é um grupo comunitário da zona sul da capital, onde na sua formação original, em 2004, eram 14 associações de bairros. Atualmente é composta por 20 entidades.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)