Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Indústria e Comércio recebe secretários da Sefin e SEDI

A convite da Comissão, os dois apresentaram a situação fiscal do estado e o planejamento para 2021


Comissão de Indústria e Comércio recebe secretários da Sefin e SEDI - Gente de Opinião

A Comissão de Industria, Comércio, Ciência e Tecnologia (CICCT) se reuniu nesta terça-feira (08), no Plenarinho II da Assembleia Legislativa sob a presidência do deputado Aélcio da TV (PP) e presença do deputado Chiquinho da Emater (PSB). A reunião contou ainda com as presenças do secretário de Finanças, Luís Fernando Pereira da Silva, e do chefe da Superintendência Estadual Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (SEDI), Sérgio Gonçalves da Silva.

A convite da Comissão, os dois tiveram a oportunidade de apresentar a situação fiscal do Estado, bem como o planejamento para o desenvolvimento econômico de Rondônia em 2021.

O secretário Luis Fernando apresentou os resultados do monitoramento do efeito da pandemia nas finanças do Estado, que vem sendo realizado desde março pela Sefin. Segundo ele, mesmo com os efeitos da pandemia, houve um crescimento no faturamento, principalmente os setores de agropecuária, indústria e varejo. O secretário destacou que, apenas o setor de serviços apresentou queda neste ano.

Segundo o secretário, a arrecadação da Sefin em 2020 empatou com a de 2019, mas o cenário que se apresenta para o início de 2021 é de adversidade, levando em consideração o final do auxílio emergencial do Governo Federal, reajustes salariais de servidores, precatórios e outros fatores.

Já para Sérgio Gonçalves, o desenvolvimento econômico do Estado em 2021 apresenta uma previsão positiva de crescimento. Ele apresentou o planejamento da SEDI em relação à ações para o fomento de empresas, que incluem o aumento da capacidade de microcrédito pelo Banco do Povo e a diminuição da inadimplência dos microempresários.

Sérgio Gonçalves destacou as ações da SEDI para investir em inovação no Estado, que farão aumentar o número de empreendimentos de tecnologia por meio de editais e parcerias. A previsão da superintendência é que até o final de 2022, Rondônia conte com 16 ambientes de inovação, presentes em 10 municípios do estado.

O superintendente destacou ainda ações para regularizar áreas e melhorar a infraestrutura dos municípios para possibilitar a abertura de indústrias e a promoção de cursos EAD e presenciais para a qualificação de mão de obra, visando diminuir o desemprego no estado.

O deputado Aélcio agradeceu à presença dos secretários e se declarou positivamente surpreso com os números apresentados, considerando o bom desempenho do estado mesmo em meio à pandemia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)