Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas


Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas - Gente de Opinião

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, de autoria da ex-deputada Mariana Carvalho. A proposta estabelece medidas de prevenção e combate à erotização precoce de crianças e adolescentes nas escolas públicas.

O texto, apresentado em 2018, prevê ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à sexualização precoce no ambiente escolar, garantindo que a escola seja um espaço de aprendizado, proteção e desenvolvimento saudável.

Após mais de sete anos parado na Casa, o projeto foi colocado em pauta e aprovado em uma sessão marcada por cinco horas de debates, pedidos de retirada de pauta e resistência de alguns parlamentares.

A discussão ganhou força recentemente após a repercussão do vídeo “Adultização”, do influenciador Felca, que expôs casos de exploração e sexualização de menores nas redes sociais. O episódio mobilizou a sociedade e aumentou a pressão por medidas de proteção.

Para Maurício Carvalho, a aprovação representa um avanço importante: “Esse é um tema urgente. Nossas crianças têm direito a viver a infância de forma segura, protegida e livre de abusos. Foram anos de espera, mas hoje conseguimos avançar”, afirmou o presidente da Comissão.

O deputado também fez questão de parabenizar sua irmã, Mariana Carvalho, autora da proposta: “A Mariana apresentou esse projeto em 2018, mostrando que essa preocupação não é de agora. Quero reconhecer o trabalho e a coragem dela em levantar essa pauta, e agradecer a todos os parlamentares que apoiaram a aprovação dessa medida essencial para a proteção da infância.”

Com a aprovação na Comissão de Educação, o projeto segue agora para análise em outras instâncias da Câmara antes de chegar ao Plenário.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou neste domingo (19) seus 42 anos de existência, com uma programação que uniu cidadania, espor

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)