Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cidade Digital leva internet grátis aos moradores da Zona Leste de Porto Velho


Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho inaugura oficialmente o sinal de internet grátis (via wi-fi) do projeto Cidade Digital na Zona Leste, nesse sábado (25). A cerimônia está marcada para as 16h, na praça do bairro Esperança da Comunidade, localizada na  Avenida Mamoré próximo a Vieira Caúla, próximo.

Gente de Opinião

O diretor do Departamento de Recurso de Tecnologia da Informação (DRTI), Wilson Koharata, explica que no local foi instalado um rádio para captar o sinal de internet emitido pela torre instalada no pátio da Academia de Polícia, na avenida Amazonas. O sinal emitido pela torre alcança um raio de até três quilômetros. Já o rádio colocado em um poste na praça permite acessar a internet até 100 metros de distância para qualquer lado.

Uma equipe de técnicos da prefeitura estará presente durante a inauguração para orientar as pessoas sobre como se cadastrar para acessar a internet fornecida pelo Município. Para tanto, basta que tenham em mãos um notebook, celular ou tablete. Para ter a internet em casa é preciso comprar uma antena apropriada que possibilite captar o sinal.

O objetivo do Cidade Digital, de acordo com Koharata, é promover a inclusão digital, facilitar o acesso às redes sociais e a comunicação à distância com familiares e amigos. O projeto ainda proporciona aos estudantes a realização de pesquisas para elaboração de trabalhos escolares e acadêmicos, bem como acompanhar os serviços realizados pela gestão municipal e acessar notícias do que acontece no Brasil e no mundo, tudo sem qualquer custo para a população.

Gente de Opinião

O lançamento do Porto Velho Cidade Digital foi realizado há uma semana pelo prefeito Mauro Nazif, durante solenidade na Praça das Três Caixas D'Água. Já foram instaladas seis torres de transmissão que, atualmente cobrem 70% cidade, incluindo 15 praças. “O objetivo da gestão é proporcionar internet gratuitamente para 100% da capital”, declarou Wilson Koharata.

As torres estão instaladas no pátio do Samu, pátio da Semtran, na antiga Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesdec), pátio do 6º DP (bairro Ulysses Guimarães), no 7º DP (bairro Cohab) e na Academia de Polícia. Segundo Kohrata, a antena instalada no 7º DP será inaugurada no próximo domingo (26), às 9h.


Por Augusto José | Fotos: Medeiros

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)